VIDA URBANA
1º de dezembro é dia mundial de luta contra a Aids
João Pessoa e Campina Grande realizam mutirões para diagnosticar portadores do vírus HIV nesta quinta-feira (01) entre outras atividades.
Publicado em 01/12/2011 às 6:30
Hoje será realizado no Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata, em Campina Grande, um mutirão que pretende realizar mais de 100 diagnósticos para identificar portadores de HIV. O evento faz parte da programação da Secretaria de Saúde do município, voltada para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado hoje.
“O objetivo é aumentar a cobertura de diagnósticos, na cidade e começar o tratamento da doença o mais rápido possível”, explica Olenice Ernesto, coordenadora municipal do Programa de Prevenção contra Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Ela disse que resultados serão entregues na mesma hora.
Dentro da ação especial, também será realizada no Sistema de Integração, próximo ao Açude Novo, uma mobilização com distribuição de folhetos educativos e preservativos. A mesma ação também ocorrerá durante a tarde na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A programação se estenderá até a Feira Central, amanhã, quando será realizado um mutirão de exame citológico e coleta para o diagnóstico do HIV.
“Além desses trabalhos, espalhamos em pontos principais da cidade laços vermelhos, que fazem parte da Campanha do Ministério da Saúde no combate à Aids”, acrescentou a coordenadora do HIV/Aids. Ela explicou ainda que quando uma pessoa é diagnosticada com o vírus HIV, é encaminhada para o tratamento no Serviço de Assistência Especializada, que funciona no próprio Serviço Municipal.
EM JOÃO PESSOA
Para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento à Aids, a Prefeitura Municipal de João Pessoa também promove nesta quinta-feira, a partir das 8h, uma ação para realizar testes rápidos de HIV e prevenção às DST/Aids, no Mercado Central. A perspectiva é que cerca de 120 testes sejam realizados até o meio-dia, quando será finalizada a ação. Em João Pessoa, de acordo com o coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA), Roberto Maia, foram constatados, de 1985 a 2010 cerca de 1.340 casos de Aids.
Integrando as ações alusivas ao Dia Mundial de Enfrentamento à Aids, a partir das 19h, a SMS realiza também uma apresentação promovida pelo Consultório de Rua e o CTA no Teatro Ednaldo do Egypto.
Comentários