VIDA URBANA
2012 registra mais assassinatos
Em 2011 foram 116 homicídios, enquanto este ano já foram contabilizados 120 crimes assassinatos de mulheres.
Publicado em 25/11/2012 às 7:00
O número de execuções de mulheres, de janeiro a outubro deste ano, já superou em 3,45% o total de assassinatos praticados no mesmo período do ano passado. Em 2011 foram 116 homicídios, enquanto este ano já foram contabilizados 120 crimes deste tipo.
Uma das vítimas foi Joana D'Arc da Silva, assassinada a tiros, em João Pessoa, durante a noite da última quarta-feira. O homicídio aconteceu em uma rua do bairro Varadouro e teria sido praticado por dois homens, em virtude do envolvimento da vítima com o tráfico de drogas.
Para combater a violência contra mulheres, o Plano Operacional da Segurança 2012 da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds) prevê o cumprimento da operação 'Contra ameaça'. A ação tem por objetivo averiguar os casos de ameaças praticados contra mulheres e monitorar o suposto agressor.
Segundo a assessoria de imprensa da Seds, o procedimento é feito independentemente da existência de testemunhas, evitando assim que um possível homicídio aconteça. A secretaria tem dedicado atenção especial no combate aos crimes contra mulheres. Diversas medidas também foram adotadas visando garantir a segurança das mulheres paraibanas.
A portaria nº 54/2012 determina que nos casos de crimes de ameaça contra a vida ou qualquer crime cometido contra a mulher, ainda que sem a apresentação de testemunhas, a autoridade policial deve receber a ‘notícia crime’, intimar e inquirir o suposto agressor, além de realizar as diligências necessárias para encaminhar o caso à Justiça.
Comentários