icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

800 homens vão fazer segurança da romaria

Esquema para garantir a segurança dos participantes da 249ª edição da Romaria da Penha foi divulgado pela Polícia Militar.

Publicado em 23/11/2012 às 6:00


O esquema de segurança para a 249ª edição da Romaria da Penha, que será realizada neste sábado, em João Pessoa, foi divulgado ontem no Comando Geral da Polícia Militar. Serão mobilizados 800 policiais e 70 viaturas durante os 14 km de percurso. O policiamento começará a partir das 18h do sábado e se estenderá até o mesmo horário do domingo, com instalação de 22 pontos de observação policial. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, haverá ainda videomonitoramento, patrulha motorizada e policiamento velado.

O coronel Jeferson Pereira, responsável pelo plano de operação, afirma que a eficiência na participação dos órgãos de segurança pública, em trabalho conjunto com a população, irá refletir na redução de ocorrências e na tranquilidade da romaria. “Foi um planejamento feito há mais de 60 dias envolvendo toda a Região Metropolitana, o corpo de oficiais e praças, reuniões com as arquidioceses e com órgãos e serviços públicos”, diz.

O esquema de policiamento foi dividido em oito setores, com atenção maior para a chegada dos fiéis no santuário da Penha e o trecho que compreende a Mata do Buraquinho e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesse trecho, algumas medidas de segurança foram tomadas, como a interdição da passarela da Avenida Pedro II, que será bloqueada para evitar peso na estrutura que comprometa a segurança dos participantes.

O maior número de policiais será empregado na chegada da procissão e durante o domingo, quando serão concentrados 216 homens. “O trabalho será sincronizado para que tenhamos sucesso.

Teremos o apoio do corpo de bombeiros, assim como de outras polícias, e, desde as 16h, a Semob fará o isolamento do percurso.

Estão sendo esperadas 300 mil pessoas e por isso contamos com toda uma estrutura montada, com atenção em alguns pontos mais críticos”, esclarece o coronel. Trinta e cinco viaturas estarão posicionadas ao longo do percurso e outras 35 no entorno do evento.

A polícia implantará um sistema de triagem e ocorrências em quatro pontos do percurso, que contará ainda com uma viatura sob o comando de um capitão, que com a equipe encaminhará os casos às delegacias. O primeiro ponto será instalado na concentração e o segundo na UFPB.

O terceiro ponto de triagem será no girador da Companhia Estadual de Habitação Popular, próximo à Secretaria de Segurança Pública.

A área, segundo o coronel, é mais crítica porque culmina na integração de romeiros de outros bairros da capital. O quarto e último ponto será instalado na chegada da concentração à Igreja da Nossa Senhora da Penha com uma missa no local.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp