VIDA URBANA
800 homens vão fazer segurança da romaria
Esquema para garantir a segurança dos participantes da 249ª edição da Romaria da Penha foi divulgado pela Polícia Militar.
Publicado em 23/11/2012 às 6:00
O esquema de segurança para a 249ª edição da Romaria da Penha, que será realizada neste sábado, em João Pessoa, foi divulgado ontem no Comando Geral da Polícia Militar. Serão mobilizados 800 policiais e 70 viaturas durante os 14 km de percurso. O policiamento começará a partir das 18h do sábado e se estenderá até o mesmo horário do domingo, com instalação de 22 pontos de observação policial. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, haverá ainda videomonitoramento, patrulha motorizada e policiamento velado.
O coronel Jeferson Pereira, responsável pelo plano de operação, afirma que a eficiência na participação dos órgãos de segurança pública, em trabalho conjunto com a população, irá refletir na redução de ocorrências e na tranquilidade da romaria. “Foi um planejamento feito há mais de 60 dias envolvendo toda a Região Metropolitana, o corpo de oficiais e praças, reuniões com as arquidioceses e com órgãos e serviços públicos”, diz.
O esquema de policiamento foi dividido em oito setores, com atenção maior para a chegada dos fiéis no santuário da Penha e o trecho que compreende a Mata do Buraquinho e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesse trecho, algumas medidas de segurança foram tomadas, como a interdição da passarela da Avenida Pedro II, que será bloqueada para evitar peso na estrutura que comprometa a segurança dos participantes.
O maior número de policiais será empregado na chegada da procissão e durante o domingo, quando serão concentrados 216 homens. “O trabalho será sincronizado para que tenhamos sucesso.
Teremos o apoio do corpo de bombeiros, assim como de outras polícias, e, desde as 16h, a Semob fará o isolamento do percurso.
Estão sendo esperadas 300 mil pessoas e por isso contamos com toda uma estrutura montada, com atenção em alguns pontos mais críticos”, esclarece o coronel. Trinta e cinco viaturas estarão posicionadas ao longo do percurso e outras 35 no entorno do evento.
A polícia implantará um sistema de triagem e ocorrências em quatro pontos do percurso, que contará ainda com uma viatura sob o comando de um capitão, que com a equipe encaminhará os casos às delegacias. O primeiro ponto será instalado na concentração e o segundo na UFPB.
O terceiro ponto de triagem será no girador da Companhia Estadual de Habitação Popular, próximo à Secretaria de Segurança Pública.
A área, segundo o coronel, é mais crítica porque culmina na integração de romeiros de outros bairros da capital. O quarto e último ponto será instalado na chegada da concentração à Igreja da Nossa Senhora da Penha com uma missa no local.
Comentários