VIDA URBANA
Aesa prevê mais chuva na PB
Defesa Civil realizou visitas em áreas de risco e motoristas tiveram problemas; Aesa prevê mais chuva para as próximas horas.
Publicado em 14/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 18/07/2023 às 14:32
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) prevê chuvas isoladas em grande parte da Paraíba nas próximas horas por conta de instabilidades vindas do oceano Atlântico junto à costa nordestina.
A Aesa mantém o estado de atenção sobre o setor Leste (que envolve Brejo e Litoral) do Estado da Paraíba no decorrer das próximas 24 horas. “Existe a previsão de chuvas que podem trazer transtornos à população. O objetivo é deixar a Defesa Civil ciente para que possam realizar as ações preventivas”, explicou a meteorologista Marle Bandeira.
Ainda de acordo com a previsão, devem ocorrer chuvas com eventos de intensidade moderada e forte, principalmente nos setores Leste (Litoral, Brejo e Agreste).
JOÃO PESSOA
As precipitações registradas durante a madrugada de ontem, em João Pessoa, resultaram no acúmulo de 14,2 milímetros (mm) de chuva, considerado dentro da normalidade pela Aesa.
No entanto, o volume foi suficiente para deixar moradores de comunidades ribeirinhas em alerta. A Defesa Civil Municipal afirmou que não houve chamadas de emergência, mas durante a manhã realizou visitas às áreas de risco.
Segundo Marle Bandeira, no intervalo entre 2h e 3h, choveu apenas 0,9 mm, mas o volume se intensificou entre 5h e 7h, quando foi contabilizado 13,3mm. “A previsão é de chuvas significativas nas próximas 48h ao longo do dia, principalmente na faixa litorânea. Nas demais áreas do Estado deverá ocorrer chuvas isoladas”,
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Francisco Noé Estrela, durante a madrugada de ontem não houve chamados de emergência, mas em virtude dos transbordamentos de rios e alagamentos registrados nas comunidades ribeirinhas nos períodos de chuva, uma vistoria preventiva foi realizada na manhã de ontem nessas áreas.
MOTORISTAS
As chuvas de ontem também exigiram dos motoristas pessoenses mais atenção, uma vez que em alguns locais formaram pontos de alagamento, como no final da principal avenida do bairro dos Bancários, próximo ao girador que dá acesso ao bairro de Mangabeira.
A chuva ainda deixou lento o fluxo de veículos no entorno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro, e na Avenida Sanhauá, no Varadouro, por conta da água que se acumulou na pista.
ALAGAMENTOS
O único ponto de alagamento registrado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) foi na rua Josemar Leite de Araújo, no bairro dos Novais, mas, segundo a assessoria de comunicação do órgão, o problema foi solucionado por meio de bomba de sucção. De acordo com a Seinfra, as equipes trabalharam nos bairros do Cristo, Cabo Branco, Tambaú, Bairro dos Estados, Jaguaribe, Alto do Mateus, Centro e Valentina, executando a limpeza e desobstrução de galerias.
Comentários