VIDA URBANA
Agência do INSS em Queimadas vai beneficiar 13 cidades da PB
Nova sede em Queimadas deverá desafogar as agências de Campina Grande; Ministro Garibaldi Alves participou da inauguração.
Publicado em 03/07/2012 às 6:00
Mais uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi inaugurada ontem pela manhã na Paraíba, com a presença do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho. O município de Queimadas, no Agreste do Estado, é a mais nova sede do INSS da região de Campina Grande e deve atingir 13 municípios, com uma média de 2.200 atendimentos mensais. Por ano, segundo o ministro, serão investidos mais de R$ 40 milhões pela Previdência Social com a liberação de benefícios para a nova unidade.
A nova sede deverá desafogar as agências de Campina Grande em cerca de 150 mil habitantes, que a partir do dia 9 deste mês utilizarão os serviços da unidade de Queimadas, a 18ª inaugurada na segunda gerência do Estado.
Segundo o ministro, a construção de novas sedes faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), na Paraíba.
Já foram inauguradas cinco novas agências depois do plano e a expectativa é de que, até o final deste ano, mais três sejam criadas, nas cidades de Mamanguape, Litoral do Estado; Areia e Lagoa Seca, no Brejo paraibano.
“Nós esperamos chegar ao número de 720 agências do INSS em todo o Brasil, até 2014. O mais importante é que não é somente a criação das novas sedes, mas também a melhoria do atendimento. Esse plano veio com o intuito de viabilizar o atendimento de milhares de pessoas que têm dificuldade de chegar até as agências”, explicou. A sede de Queimadas, que possui 330m² de área, recebeu um investimento de quase R$ 790 mil. “É interesse da presidente Dilma Rousseff que as agências se espalhem por todo o País”, continuou o ministro.
Além da população de Queimadas, também serão beneficiados com a nova sede habitantes dos municípios de Gado Bravo, Aroeiras, Umbuzeiro, Santa Cecília, Alcantil, Riacho Santo Antônio, Barra de São Miguel, São João do Cariri, Cabaceiras, Boqueirão, Caturité e Barra do Santana. Conforme o gerente executivo da gerência de Campina Grande, do qual a nova sede faz parte, Eleumar Sarmento, a região de Queimadas foi estratégica para o atendimento dessas pessoas.
Ele também explicou que o prédio vai oferecer uma estrutura moderna, com atendimentos como perícia médica (em um total de 660 mensais), serviço social, reabilitação profissional, benefícios, orientação e informação. “Nós vamos em busca de mais emendas parlamentares, trabalhando para conseguir mais agências para a Paraíba”, contou.
O Estado possui duas gerências executivas, em João Pessoa e Campina Grande, que possuem atualmente 31 agências em funcionamento. O gerente também informou que, em breve, Campina Grande receberá uma nova unidade, que funcionará no bairro da Palmeira.
Comentários