VIDA URBANA
Águas da transposição do Rio São Francisco chegam ao açude de Camalaú
Este é o terceiro reservatório no caminho, após a cidade de Monteiro.
Publicado em 20/03/2017 às 20:52
Nesta segunda-feira (20), as águas da transposição do Rio São Francisco, eixo leste, chegaram ao açude de Camalaú, o terceiro reservatório no caminho, após Monteiro. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), que divulgou a informação, a água deve seguir para o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, no Cariri paraibano.
Apesar da chegada, as águas não virão em grande quantidade, conforme o presidente da Aesa, João Fernandes. O motivo, segundo ele, é que os órgãos de gestão ainda estão usando uma vazão reduzida na transposição, por causa de um problema na estação elevatória 6 da transposição, que fica na cidade de Sertania, em Pernambuco.
Com capacidade para armazenar 48.107.240 m³ de água, o açude de Camalaú estava com apenas 2.814.120 m³, o que corresponde a 5,8% da capacidade total, na última sexta (17).
João Fernandes ressaltou que deve demorar alguns dias para que as águas do Rio São Francisco se misturem a pouca água que ainda existe no açude de Camalaú. “Quando o açude está cheio ele atinge uma grande área, mas como ele está com o volume muito baixo, a maior parte está seca. A água está chegando na área do açude e depois que pegar a parte mais baixa, o volume oficial vai começar a subir”, disse.
Comentários