VIDA URBANA
Apenas uma cidade tem bandeira verde e 126 estão com bandeira laranja no 'Novo Normal PB'
Dados mostram que outros 14 municípios paraibanos estão com a bandeira vermelha e 82 com a amarela.
Publicado em 13/06/2020 às 18:33 | Atualizado em 14/06/2020 às 11:04
Neste sábado (13), primeiro dia de divulgação do sistema de bandeiras adotado pelo Governo da Paraíba para o plano de flexibilização, apenas uma cidade possui a bandeira verde. Por outro lado, 126 cidades apresentaram a bandeira laranja, o que corresponde a 56% dos municípios paraibanos. Outras 14 cidades estão com a bandeira vermelha e 82 com a bandeira amarela.
>>> Confira a lista completa com a situação de cada cidade
Os municípios serão classificados por um sistema de bandeiras, que são cores atribuídas à cada cidade, de acordo com a sua situação epidemiológica, em relação a disseminação do novo coronavírus.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e outros órgãos ligados à administração estadual, serão responsáveis pelo acompanhamento das cidades, na perspectiva de identificar se elas podem avançar ou não na flexibilização. São levadas em consideração quatro taxas: obediência ao isolamento social, progressão de novos casos, mortes e ocupação hospitalar.
Na sexta-feira, o blog do Suetoni revelou que apenas o município de Tenório, no Sertão paraibano, tinha a bandeira verde, que é quando todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar as suas atividades. Mas, como este panorama era referente ao dia 11 de junho, na divulgação feita pela Secretaria de Saúde neste sábado (13), a cidade com bandeira verde é Cacimbas, no interior da Paraíba.
Entenda o que pode funcionar em cada bandeira:
Qualquer bandeira
- Restaurantes (apenas com os sistemas de delivery e 'pague e leve', além dos estabelecimentos localizados em rodovias);
- Hotéis e pousadas (apenas para acomodações de profissionais de saúde e os localizados em rodovias);
- Salões de beleza, barbearias e cuidados pessoais (apenas por agendamento, observando os protocolos operacionais aprovados);
- Shoppings e centros comerciais (apenas delivery e drive thru);
- Lojas comerciais em geral (apenas delivery);
- Locadoras de veículos
- Missas e cultos (apenas no sistema drive in ou em seus espaços, com ocupação máxima de 30% da sua capacidade para pessoas sentadas).
Verde
Todos os segmentos da economia e sociedade podem retomar suas atividades, observando a adoção de protocolos operacionais para o funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o 'novo normal', fazendo escolhas e evitando: contato entre pessoas, ambientes fechados ou confinados, além de aglomerações, mesmo ao ar livre.
Amarela
Atividades liberadas nas bandeiras laranja e vermelha, além de hotéis, pousadas; comércio, shoppings centers, comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico.
Laranja
Serviços essenciais como agropecuária; cadeia produtiva e atividades essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; e administração pública.
Vermelha
Mesmas atividades liberadas na bandeira laranja, com restrições de circulação de pessoas.
Comentários