VIDA URBANA
Aprovados da Polícia Civil fazem protesto
Protesto teve início em frente ao Lyceu Paraibano, de onde os concursados saíram em marcha fúnebre até o Palácio da Redenção.
Publicado em 13/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 12/07/2023 às 12:18
Concursados da Polícia Civil da Paraíba voltaram a protestar na manhã de ontem em frente ao Palácio da Redenção, em João Pessoa, para cobrar a nomeação por parte do governo do Estado. A mobilização já é a segunda deste ano e, dessa vez, retrata a preocupação dos aprovados com relação ao curso de formação, pré-requisito para a futura nomeação e para o qual eles ainda não foram convocados. O certame para a Polícia Civil foi realizado em 2009 e sua validade expira no dia 30 de junho.
O protesto teve início em frente ao Lyceu Paraibano, de onde os concursados saíram em marcha fúnebre até o Palácio da Redenção. Lá, os manifestantes distribuíram panfletos com números da violência no Estado e relataram suas reivindicações com faixas e carros de som. Segundo o representante da Comissão dos Concursados da Polícia Civil, Jonathan Coimbra, esse será o segundo de muitos protestos que eles pretendem realizar até a saída da nomeação. “No fim desse mês vamos fazer uma carreata e vamos continuar até as últimas consequências”, disse.
De acordo com o representante, no ano de 2010 cerca de 450 aprovados foram convocados para realizar o curso. Destes, aproximadamente 250 foram nomeados, os demais continuam aguardando.
Por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Institucional do Estado (Secom), o governo informou que realizou, em três anos de gestão, dez concursos públicos e nomeou mais de dez mil concursados. De acordo com a nota, entre os nomeados foram mais de 200 da Polícia Civil.
“Hoje a contratação dos policias confronta os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo vai contratar, mas sem desrespeitar as exigências da lei".
Comentários