VIDA URBANA
Árvores nas fachadas de três imóveis são podadas
Imóveis estão em situação de risco e podas programadas das árvores fazem parte de uma série de serviços emergenciais.
Publicado em 18/07/2012 às 6:00
As árvores que cresceram nas fachadas de três imóveis abandonados e em 'estado ruinoso' serão podadas durante a manhã de hoje. As edificações estão localizadas nas proximidades da praça Dom Adauto e na rua Duque de Caxias, no Centro de João Pessoa. A ação faz parte de uma série de serviços emergenciais nos imóveis que estão classificados como 'situação de risco'.
Segundo Marco Antonio Coutinho, diretor executivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), as podas estão programadas para acontecer até o final do ano em 86 imóveis abandonados e em situação deteriorada, localizados no Centro Histórico da capital. "As árvores provocam rachaduras nas paredes e colocam em risco a integridade dos imóveis e do público que transita pelas calçadas”, explica.
O trabalho de poda das árvores e preservação dos prédios antigos será desenvolvido inicialmente por meio de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Iphaep e a Coordenadoria do Patrimônio dos Bens Culturais de João Pessoa (Copac). Posteriormente, as ações serão intensificadas junto ao Ministério Público (Federal e Estadual), para que os proprietários sejam obrigados a realizar os serviços emergenciais. "A legislação diz que, após o tombamento, o direito de propriedade permanece inalterado, cabendo ao dono, e não ao poder público, a responsabilidade pela manutenção e integridade do imóvel”, diz Marco Coutinho.
A Defesa Civil – do Estado e do Município –, Bombeiros e as secretarias municipais do Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra) e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) também estão integrados à ação.
Comentários