VIDA URBANA
Banco de Leite tem déficit
Por mês, o banco coleta uma média de 160 litros, enquanto a quantidade necessária é de 400 litros.
Publicado em 30/03/2012 às 6:30
O Banco de Leite Anita Cabral, que funciona em João Pessoa, é referência na assistência ao aleitamento materno na Paraíba, possui um déficit mensal de 240 litros de leite humano. A instituição é credenciada para coletar doações, fazer a pasteurização e fornecer o alimento, principalmente a recém-nascidos internos em unidades de terapia intensiva de hospitais de João Pessoa e de outros municípios do Estado.
Apesar de possuir 200 doadoras, a quantidade de leite arrecadado é insuficiente para atender à demanda, e a falta de doações já está causando dificuldades de abastecer estoques de hospitais de Campina Grande, uma das cidades atendidas pelo serviço.
Por mês, o banco coleta uma média de 160 litros, enquanto a quantidade necessária é de 400 litros, segundo a diretora do Anita Cabral, Thaíse Ribeiro. A situação é preocupante, pois atinge recém-nascidos internados em hospitais, cujas mães não produzem mais leite.
O Ministério da Saúde determina que o leite coletado pelo banco seja fornecido primeiramente aos bebês prematuros e com baixo peso e que, por causa disso, precisam ficar internados em hospitais. Só após atender a esse primeiro grupo de crianças, o restante do estoque deve ser encaminhado a bebês com infecções e, por último, aos casos em que as crianças não estão doentes.
As equipes do banco podem ser acionadas tanto para receber doações, quanto para auxiliar mulheres com dificuldade de amamentar. Agendamentos de visitas podem ser feitos pelo 3215-6074.
Comentários