VIDA URBANA
Bancos sem filas em João Pessoa
Movimentação de clientes nas agências bancárias da capital foi considerada normal, após os nove dias de greve dos bancários.
Publicado em 28/09/2012 às 6:00
Apesar de ficarem em greve por nove dias, os bancos registraram movimentação normal ontem, em João Pessoa, no primeiro dia de retomada dos trabalhos. Na agência da Caixa Econômica Federal, instalada na avenida Epitácio Pessoa, por exemplo, os clientes não enfrentaram filas e foram atendidos em poucos minutos pelos funcionários.
Para o Sindicato dos Bancários da Paraíba, a reduzida presença de consumidores nos estabelecimentos ontem indica que a greve não causou grandes prejuízos à população. “Muitos serviços continuaram sendo feitos pelos caixas eletrônicos de autoatendimento. Além disso, a nossa paralisação durou apenas nove dias, foi um tempo relativamente curto”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques Silva.
Os bancários encerraram o movimento na noite de quarta-feira, após aceitarem uma proposta salarial oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). No entanto, obtendo um aumento nos contracheques, os profissionais voltaram ao trabalho, sem conseguir o atendimento a todas as reivindicações feitas. “O reajuste que conseguimos ficou muito abaixo do que pretendíamos. Tivemos um ganho real de 2%. Mas, apesar disso, saímos do movimento com a certeza que esse aumento, embora pequeno, foi o resultado de nossa luta”, observou Marcos Henrique.
Mesmo durando nove dias, tempo considerado pelo Sindicato dos Bancários como insuficiente para causar grandes prejuízos à população, a falta de funcionamento das agências causou transtornos à dona de casa Maria da Guia da Silva, 34 anos. Ela teve um problema com o cartão do Bolsa Família e ficou impossibilitada de receber o dinheiro do benefício.
“Eu precisava vir à agência para resolver a pendência, mas os bancos estavam em greve e tive que esperar. Hoje, quando soube que eles tinham voltado ao trabalho, vim logo cedo.
Graças a Deus, já resolvi meu problema e recebi meu dinheiro”, disse.
Comentários