VIDA URBANA
Barragem subterrânea será construída no município de Catolé do Rocha
Obra é fruto de parceria entre UFPB, Senar-PB, Sindicato dos Produtores Rurais e prefeitura.
Publicado em 03/09/2015 às 17:25
Uma barragem subterrânea será construída em Catolé do Rocha, localizado no Sertão do Estado. A obra será realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), dentro do campus da cidade, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB), o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha.
Para viabilizar a construção da barragem, a prefeitura vai emprestar uma retroescavadeira, além de ceder 100 metros de lonas que serão usadas para fazer o equipamento.
Conforme o professor Edivan Silva Nunes Júnior, diretor do campus, a barragem é uma demanda antiga de professores e alunos do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), visto que o local, onde também funciona a Escola Agrotécnica do Cajueiro, precisa de água para manter os seus projetos em andamento e a seca compromete este trabalho.
A barragem subterrânea é uma tecnologia que permite armazenar água no subsolo, para ser usada na produção agrícola, principalmente no período de estiagem. Com a construção desse tipo de barragem, será possível manter a produção de alimentos para os animais, grãos e folhagens, além de manter a irrigação na lavoura e conservar da água para uso humano.
Ainda segundo Edivan, haverá um treinamento que o Senar-PB vai oferecer a 17 produtores rurais das comunidades de Brejo dos Santos e Brejo do Cruz, nos dias 28, 29 e 30 de setembro.
O treinamento busca capacitar os produtores da região, oferecendo alternativas práticas para o enfrentamento da seca que assola a região. Alguns estudantes do CCHA participarão do treinamento. Toda a parte teórica será ministrada nas próprias comunidades. “A parte prática do curso será a construção da barragem subterrânea em nosso campus” afirmou Edivan.
Comentários