VIDA URBANA
Bayeux realiza 300 testes rápidos para Covid-19 em ação com drive-thru
Pacientes com resultado positivo receberão orientações para isolamento social.
Publicado em 16/05/2020 às 14:00 | Atualizado em 16/05/2020 às 16:38
Cerca de 300 pessoas que residem em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, foram submetidas a teste rápidos para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) na manhã deste sábado (16). A testagem em larga escala foi realizada por meio do modelo de drive-thru, com o atendimento dos pacientes em carros ou motos, em pessoas que apresentaram síndrome gripal e estão dentro de sua janela de tempo imunológica.
Apesar de o resultado sair em apenas 15 minutos, o secretário de saúde do município, José Gilliard Abrantes, informou que todos os pacientes testados foram orientados a voltarem para casa logo após o exame. "Estamos aguardando a equipe de vigilância da saúde realizar todo o percentual de pacientes que foram confirmados e descartados. Os testes saem em quinze minutos, mas para evitar aglomeração eles fizeram o teste e saíram", disse.
Os pacientes que testarem positivo para Covid-19 devem receber orientações da Secretaria de Saúde do município. "Temos uma central telefônica com quatro pessoas que ligaram assim que o resultado estava pronto. Essa ligação é feita por pessoas da vigilância da saúde, com capacitação clínica, que deram as orientações necessárias", explicou.
O secretário de saúde disse, ainda, que a meta inicial era realizar 250 testes rápidos, mas o número acabou sendo ampliado para 300. Gillard Abrantes informou que a prefeitura está planejando uma nova bateria de exames nos moradores de Bayeux. "Estamos programando mais uma ação dessa para a próxima semana, mas dependemos de questões logística", afirmou.
Na ação deste sábado, a estrutura foi montada em um amplo espaço por trás da Prefeitura, bem próximo a Upa. As pessoas que foram contactadas levaram um documento pessoal. A realização de exames para identificar o patógeno pode ajudar a tratar os infectados, isolá-los e evitar a expansão da doença.
Comentários