VIDA URBANA
Beneficiários podem perder Bolsa Família
Inscritos no Bolsa Família que não atualizarem dados cadastrais até dia 28 deste mês podem perder o benefício.
Publicado em 14/12/2011 às 6:30
Quase 20 mil famílias ainda não compareceram, neste semestre, às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Campina Grande para cumprirem os requisitos obrigatórios para quem está inscrito no Programa Bolsa Família. A situação põe em risco o futuro do pagamento do benefício social.
O comparecimento das famílias aos postos de saúde é uma obrigação a ser cumprida pelo menos uma vez a cada semestre.
Os beneficiários têm até o dia 28 de dezembro para irem às UBSFs dos bairros onde moram, tendo em vista que no dia 29 as informações sobre a realidade local serão repassadas ao Ministério da Saúde. Quem não tiver as informações cadastradas, estará sujeito a deixar de receber o pagamento do benefício.
A coordenação local do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para a possibilidade de grandes filas serem formadas nas UBSFs, nos próximos dias, em função das famílias estarem deixando para cumprir a contrapartida social na última hora.
A SMS informa que o atendimento nas unidades de saúde é feito de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. É preciso apresentar o cartão do benefício social, o cartão de vacina das crianças que tenham entre zero e 7 anos e, no caso das gestantes, o cartão do pré-natal. Na oportunidade, os profissionais de saúde verificarão também o peso, a altura e o estado nutricional e vacinal das crianças.
A coordenadora do Sisvan, Joelza Guerra, ressalta que, independe dos cartões de vacina e de pré-natal estarem em dia, mesmo assim o benefício poderá ser suspenso, caso os dados não sejam apresentados.
Comentários