VIDA URBANA
Blocos vão ter que terminar até as 2h
Horários foram definidos durante audiência com autoridades públicas e representantes de blocos na sede da Procuradoria Geral do Estado.
Publicado em 18/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/06/2023 às 12:25
Após duas horas de discussões, autoridades públicas e representantes de blocos carnavalescos definiram os horários em que ocorrerão as prévias carnavalescas em João Pessoa. O bloco Muriçocas do Miramar e as agremiações que fazem parte da Associação Projeto Folia de Rua que desfilam na avenida Epitácio Pessoa terão que desligar os trios elétricos às 2h da manhã. Eles ainda terão 30 minutos de tolerância para promover a dispersão dos foliões.
Já o Carnaval Tradição não terá esse tempo extra. As apresentações das tribos, orquestras e escolas de samba terão que terminar à meia-noite. É o mesmo horário estipulado também para os blocos que desfilam em bairros distantes do Centro. Nessas localidades, as apresentações deverão ser encerradas à meia-noite, mas haverá tolerância de 30 minutos.
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa irão acompanhar os eventos. Em caso de descumprimento, os responsáveis serão autuados e responderão a processo.
As decisões foram tomadas durante uma audiência, realizada ontem na sede da Procuradoria Geral do Estado, na capital. A reunião teve a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa, além do presidente da Associação Folia de Rua e do fundador do bloco Muriçocas do Miramar.
Por conta das decisões acordadas na reunião, o bloco Muriçocas do Miramar, considerado o maior do Estado, terá que alterar o horário do desfile neste ano. A concentração ocorrerá às 20h e o primeiro trio começará a circular nas ruas às 21h (meia hora mais cedo em relação ao horário tradicional). A previsão é que 400 mil pessoas participem da festa, que será encerrada às 2h da manhã.
Para o fundador da agremiação, Antônio Gualberto, os horários acordados durante a audiência irão prejudicar o evento. Ele lembra que o bloco já permaneceu na avenida até as 4h da manhã.
“Em 2014, vamos colocar dez trios na avenida, com possibilidade de acrescentar mais dois. Os trios não podem ser acelerados. Têm que fazer paradas e exigem mais tempo para concluir o percurso. Por isso, queríamos estender um pouco mais esse horário de término. Mas vamos cumprir o acordo”, declarou.
Segundo o procurador-geral do Estado, Bertrand Asfora, os desfiles não podem se estender pela madrugada, porque prejudicam moradores que não estão participando da festa.
“Estamos tentando tomar decisões por meio do diálogo e do convencimento. Temos que garantir a segurança do folião, mas também precisamos preservar os direitos de quem não quer brincar o carnaval e prefere dormir, por exemplo”, disse
OUTRAS EXIGÊNCIAS
Além dos horários, outras medidas previstas em lei precisam ser cumpridas durante o desfile dos blocos. Segundo o procurador Valberto Lira, os trios usados nas apresentações precisam ser inspecionados previamente pelo Corpo de Bombeiros e estar com a documentação regularizada. Os postos de combustível devem ser isolados com placas de tapumes, para evitar eventuais acidentes, caso algum fumante solte cigarro aceso próximo às bombas de gasolina. As calçadas precisam ficar livres e não podem ser ocupadas por camarotes ou outra estrutura da festa.
SEGURANÇA
Durante a audiência, a Prefeitura de João Pessoa anunciou que vai empregar 200 guardas municipais na segurança dos festejos. Através da assessoria de imprensa, a Polícia Militar informou que fará uma reunião hoje para decidir a quantidade do efetivo que será mobilizado.
Comentários