VIDA URBANA
Bombeiros e Samu da PB enviam 90 profissionais para o Haiti
Lista com nomes de profissionais paraibanos foi enviada ao Ministério da Saúde. São 50 médicos e enfermeiros do Samu, além de 40 bombeiros especializados em desastres.
Publicado em 18/01/2010 às 14:12
Da Redação
O Corpo de Bombeiros da Paraíba vai enviar 40 soldados para cumprir missão de ajuda humanitária ao Haiti, por causa do terremoto que atingiu a região na última terça-feira (12), causando mortes e destruição no país. A solicitação veio da Liga Nacional de Bombeiros (Liga Bom), situada em Brasília, na sexta-feira.
De acordo com o coronel Vilmar Dias, responsável pelo setor de relações públicas da Corporação de Bombeiros da Paraíba, a Liga Bom, que reúne os comandantes gerais brasileiros da categoria, solicitou a indicação de 20 nomes para servir no Haiti.
A liga recomendou que os escolhidos possuíssem formação no curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que capacita os militares com habilidades especiais para agir em desastres internacionais, como é o caso do Haiti.
O coronel Vilmar contou que já fez a seleção e encaminhou a lista de nomes para Brasília nesta segunda-feira. Ele disse que, dentro dos requisitos estabelecidos pela Liga Bom de ter formação no SCI, selecionou 40 nomes capacitados para desempenhar a missão; entre eles, estão o próprio coronel Vilmar e o coronel Rufino.
Missão
“A liga solicitou 20 nomes mas, dentro das condições, nós conseguimos 40.” Segundo Vilmar, desses 40 selecionados, 20 irão compor um primeiro grupo da missão, que deverá partir com destino ao Haiti daqui há 10 dias e permanecer em missão por quatro meses no país.
“Ainda não sabemos os nomes que vão compor o primeiro grupo da missão. A seleção será feita em Brasília. Eles devem enviar a relação dos primeiros nomes até o fim da semana”, contou.
O coronel contou que os outros 20 militares selecionados pelo Corpo de Bombeiros da Paraíba deverão ser escalados para cumprir missão no Haiti, também durante quatro meses, assim que o outro grupo voltar.
Samu também ajuda
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou ao Ministério da Saúde (MS), no último sábado (16), uma relação com os nomes de 50 médicos e enfermeiros voluntários, que poderão integrar a Operação Samu 192 no Haiti.
A solicitação foi feita pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência do MS, que requisitou, exclusivamente, profissionais da Paraíba que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ida dos voluntários não foi marcada e todos estão em processo de preparação e ficarão de sobreaviso.
Estão envolvidos profissionais de João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Patos. O Samu da Prefeitura de Sousa, no interior paraibano, informou que irá enviar quatro enfermeiros e quatro médicos para colaborar na missão.
Comentários