icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Bombeiros fiscalizam os mercados públicos

Bombeiros fizeram apreensão de treze botijões de dois quilos, cujo uso é proibido devido possibilidade de causar explosões.

Publicado em 12/01/2012 às 6:30


Treze botijões de gás foram apreendidos e duas pessoas suspeitas de fazer o reabastecimento clandestino dos produtos foram notificadas ontem, durante uma operação do Corpo de Bombeiros, realizada em dois mercados públicos de João Pessoa. Os botijões apreendidos são pequenos e pesam dois quilos. Os produtos não têm válvulas de segurança e são mais vulneráveis a causar explosões. Por isso, não podem ser usados e nem comercializados.

Segundo o diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros (DAT), tenente-coronel José Jobson Ferreira, apesar de pequenos, esses botijões têm alto poder de destruição. “Eles não suportam variação de temperatura e nem de pressão. A simples proximidade com o fogo pode causar explosões. Em ambientes fechados, com muita gente aglomerada, o gás fica acumulado e pode explodir, derrubando paredes”, alertou o oficial.

Ele disse que a intenção do Corpo de Bombeiros e do Ministério Publico da Paraíba é retirar os botijões de dois quilos de circulação do comércio informal, já que as empresas legalizadas do ramo não fabricam e nem reabastecem mais esses tipos de botijões. Ontem, a operação começou por volta das dez horas da manhã, no Mercado Modelo do Varadouro. No local, foram apreendidos seis botijões. Alguns estavam vazios e eram vendidos ao preço de R$ 15,00, enquanto que outros estavam cheios de gás e eram usados na preparação de lanches.

Com um vendedor de milho, os militares encontraram dois botijões. Um terceiro produto era utilizado por um ambulante que preparava sanduíches. O carrinho do vendedor estava em um ponto bastante movimentado e mal era visto, devido a quantidade de clientes e comerciantes que transitava pelo local.

A presença dos militares causou um certo alvoroço no mercado, mas não houve tumulto.

Alguns comerciantes aprovaram o trabalho dos Bombeiros. “Não sabia que esses botijões eram perigosos. Agora, fiquei preocupado, porque vejo esse produto sendo usado em muito canto”, disse o ambulante Silvani Almeida.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp