VIDA URBANA
Bombeiros realizam treinamento aquático para atuar no Carnaval
Ao todo, 170 homens vão se submeter ao treinamento físico e com equipamentos de salvamento.
Publicado em 09/01/2015 às 7:11 | Atualizado em 01/03/2024 às 11:44
O 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Campina Grande iniciou desde a última segunda-feira a primeira fase do treinamento aquático de todo o efetivo operacional visando às festividades de verão e principalmente ao Carnaval. Ao todo, 170 homens vão se submeter ao treinamento físico e com equipamentos de salvamento com objetivo de prevenção de acidentes e principalmente afogamento em municípios que promovem as festas de Momo em áreas de banho como açudes.
O local escolhido para essa primeira etapa dos treinos físicos foi o parque aquático do Sesi, localizado no Distrito Industrial. A partir do dia 2 de fevereiro esses mesmos militares vão realizar a segunda etapa de preparação, em um açude, para que sejam usados equipamentos de salvamento, barcos, lancha, jet ski e outros itens. De acordo com o capitão do 2° BBM, Flawbert Wesley, os bombeiros serão divididos em equipes que farão a segurança nos mananciais de Boqueirão, Acauã, Itatuba, Camalaú e Queimadas, áreas onde é tradição a prática do carnaval molhado.
“Fazemos esse treinamento para estarmos prontos para atender ocorrências ao longo de todo o verão. Focamos o Carnaval porque é uma época onde as pessoas procuram com mais frequência as áreas de banho no interior como açudes, barragens, barreiros, e por isso temos que estar atentos por conta do risco de afogamento que há nesses locais. Estamos capacitando nossos homens para que eles ajam com rapidez e eficiência e evitem acidentes mais graves. No Carnaval passado não tivemos o registro de óbito e muito disso se dá por conta do trabalho de prevenção e ação dos bombeiros”, explicou o capitão.
Para evitar que o momento de festa e descontração termine em tragédia, Flawbert Wesley destaca a necessidade de oferecer atenção redobrada às crianças durante o banho nessas áreas, também evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, não percorrer grandes distâncias a nado e manter distâncias de embarcações para evitar acidentes graves. “Colocando em prática essas recomendações, as pessoas vão evitar se envolverem em acidentes. Em cidades onde há uma grande concentração de pessoas em áreas de banho, como é o caso de Boqueirão, é preciso ter à disposição os veículos de salvamento como lancha, bote e jet ski, para que possamos atender a ocorrência de forma mais rápida”, disse.
Prevenção contra afogamento
Em piscinas
- Indique onde as crianças devem tomar banho;
- Objetos como boias e brinquedos nunca devem ser deixados no interior ou na beira da piscina, pois chamam a atenção das crianças;
- Nunca deixe crianças sozinhas em piscinas.
Rios, açudes e barragens
- Não entre em água fria com o corpo muito quente;
- Não tente atravessar de uma margem a outra;
- Evite brincadeiras como simulações de afogamento ou forçar a cabeça de um amigo para dentro da água;
- Siga as placas de orientação sobre os perigos dos balneários;
- Em rios: observe a correnteza, os buracos e galhos submersos;
- Em açudes e barragens: verifique a profundidade, os galhos e lodo no fundo;
Em balneário
- Se não conhece o local e não sabe nadar, fique fora da água;
- Depois das refeições, espere pelo menos três horas para entrar na água.
- Evite entrar na água após consumir bebidas alcoólicas.
*Fonte: Corpo de Bombeiros
Comentários