icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Caem homicídios de mulheres

Foram contabilizados 15 Crimes Violentos Letais Intencionais no 1º bimestre desse ano contra 20 ocorridos no mesmo período de 2013.

Publicado em 08/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 12/07/2023 às 12:17

A Paraíba registrou uma redução de 25% dos assassinatos de mulheres no primeiro bimestre de 2014. Nos dois primeiros meses deste ano, foram 15 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) contra 20 ocorridos no mesmo período de 2013. Os dados são da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), que ressaltou ainda que há 2 anos o estado acumula redução de assassinatos com vítimas do sexo feminino.

Segundo a Seds, os CVLI são os homicídios ou ainda crimes dolosos que resultem em morte. Durante os doze meses do ano passado, foram registrados 118 homicídios de mulheres, enquanto que em 2012 foram 139 vítimas. O Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social aponta que de 2011 para 2013 caiu em 19,2% os CVLI, passando de 146 para 118.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, explicou que a redução seria resultado das ações no enfrentamento à violência doméstica e de gênero. Entre as mais recentes ações de combate está o SOS Mulher, lançado na última sexta-feira, que reduz o tempo de atendimento à vítima de violência. A iniciativa é aliada à operação Contra a Ameaça e ao programa Mulher Protegida, desenvolvido nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Nesse último caso, a polícia faz o acompanhamento da vítima após a ameaça.

Por outro lado, a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de João Pessoa, Maísa Félix, destacou que campanhas desenvolvidas em parcerias com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com apoio do Tribunal de Justiça, são importantes. Ela lembrou ainda o papel fundamental do Disque Denúncia 197 como instrumento de combate à violência.

Dentro do tema geral da violência, o governador Ricardo Coutinho realizou na tarde de ontem, em Campina Grande, mais uma reunião mensal de monitoramento com os gestores do setor no Estado. Ele ressaltou que a meta do governo é reduzir em 10% os índices de criminalidade na Paraíba até o final do ano. O governador estuda a possibilidade de convocar os aprovados no concurso da Polícia Civil, que perderá sua validade em junho.

DADOS GERAIS

Durante a reunião em Campina Grande, Ricardo Coutinho anunciou os números de homicídios registrados na Paraíba em fevereiro. Conforme os dados, houve queda de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2013, foram 127 crimes e no mês passado o número baixou para 92.

Em João Pessoa e Campina Grande, consideradas as duas maiores cidades paraibanas, as diminuições foram de 29% e 31%, respectivamente. “Estamos montando uma política pública que não é de fazer mágica, mas ela está colhendo este ano os melhores resultados de todo o Nordeste”, frisou o governador.

Ricardo Coutinho disse que é importante continuar investindo e aprimorando o sistema de policiamento dividido por quadrantes, que em sua visão tem contribuído muito para a redução da criminalidade. Além disso, o chefe do Executivo disse que espera inaugurar ainda este mês a Unidade de Polícia Solidária (UPS) do José Pinheiro, que está condicionada apenas à chegada da mobília. (Colaborou Déborah Sousa)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp