VIDA URBANA
Cai 36% o número de atendidos no Trauma de Campina Grande
Segundo direção, esse número caiu devido aos casos clínicos que deixaram de ser atendidos.
Publicado em 15/02/2017 às 9:15
Depois que deixou de atender casos clínicos, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande registrou uma diminuição no quadro de atendimentos. Segundo informações fornecidas pela unidade hospitalar, em janeiro deste ano, foram feitos 5.929 atendimentos, 36% a menos se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 8.073 pacientes deram entrada na unidade.
A decisão de barrar os casos clínicos, foi tomada em dezembro do ano passado com o objetivo de que o hospital pudesse receber apenas pacientes que necessitassem do atendimento de emergência. Segundo o diretor do Hospital de Trauma, Dr. Geraldo Medeiros, a unidade só deve atender casos específicos.
“Pacientes oriundos de unidades básicas, postos de saúde, que apresentam sintomas como náuseas, mal-estar, dor no dente e outros problemas não deveriam se dirigir ao Hospital de Trauma, que é um hospital de alta complexidade e atende vítimas graves de acidentes, tiros, facadas, além das nossas especialidades como a ortopedia”, pontuou Medeiros.
Ainda segundo informações da direção do hospital, outro problema constatado foi que quase metade dos atendimentos são de pacientes de outras cidades e estados, como Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em janeiro de 2016, o número de pacientes que não eram de Campina Grande, chegou a 46%, número esse que continuou alto em janeiro deste ano (47,5%).
“O hospital recebe pacientes de outros estados, doentes e que precisam do atendimento de urgência e emergência e não podemos nos recusar a atender esses doentes. Pra se ter uma ideia, o hospital de trauma gasta cerca de R$500 mil por mês com pacientes que não são daqui e esse valor não é repassado pelos estados”, explicou o diretor.
Cidades na Paraíba que mais encaminharam pacientes para o trauma em 2016
Queimadas 179
Lagoa Seca 156
Alagoa Nova 72
Boqueirão 69
Fagundes 67
Alagoa Grande 64
Puxinanã 61
Areia 59
Pocinhos 53
Aroeiras 52
Comentários