icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cai número de matrículas em CG

Redução nas matrículas das escolas estaduais e municipais de Campina Grande, foi de 5,8% segundo dados do Inep.

Publicado em 07/09/2012 às 6:00

As escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino de Campina Grande matricularam menos alunos em 2012 em comparação ao ano passado. Pelo menos é o que aponta os resultados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a planilha, este ano, juntas as duas redes matricularam 67.339 alunos, enquanto que em 2011 esse número foi de 71.250, uma redução de cerca de 5,8%.

Ao todo, nas unidades de ensino do Estado, na educação infantil, ensino fundamental e médio, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram registrados 40.522 estudantes, sendo 38.318 na zona urbana e 2.204 na rural. Já no que diz respeito às competências do município, o número total de estudantes dentre esses mesmos níveis de ensino foi de 26.817, sendo 23.335 lotados nas escolas localizadas na cidade, e 3.482 nas da zona do campo.

Acerca desse índice que apontou uma redução na quantidade de alunos matriculados, os representantes de cada rede de ensino encararam com naturalidade e destacaram que não é um dado que possa ser considerado alarmante. De acordo a gerente da 3ª Regional de Ensino do Estado, Tereza Silva, a redução no número de alunos se deu principalmente pelo redimensionamento de algumas unidades de ensino localizadas na zona rural que atendiam o Ensino Fundamental.

“Nós tínhamos algumas escolas que atendiam o Ensino Fundamental, o que não é de obrigação do Estado, e sim dos municípios. Por isso que nós encaramos com naturalidade essa redução, uma vez que não representa uma diferença muito grande, já que muitos alunos que estudavam em Campina Grande, e que são de municípios vizinhos, hoje estão estudando nas suas cidades”, avaliou a gerente, apontando que a Rainha da Borborema atende mais de 40 cidades da região.

Já o coordenador de Educação do município de Campina Grande, João Trigueiro, apontou que esse é um dado de momento e que pela dinâmica de matrículas e transferências ao longo do ano esse número pode ser variável. “Existe uma dinâmica muito grande no Censo Escolar. Por termos quase 27 mil alunos, acreditamos que está dentro da normalidade. Agora se o registro apontasse menos de 25 mil alunos, aí poderíamos ficar preocupados, já que o Ensino Fundamental hoje vive uma crise em todo o país”, disse o coordenador de Educação do município de Campina Grande. (Colaborou Givaldo Cavalcanti)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp