icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cai número de passageiros no Terminal de Integração em CG

Terminal de Integração do município, registrou uma diminuição de mais de 55 mil passageiros entre 2013 e 2014.

Publicado em 22/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 28/02/2024 às 16:13

Projetado para atender toda demanda de transporte coletivo de Campina Grande, o Terminal de Integração do município, localizado ao lado do Açude Novo, no Centro da cidade, registrou uma diminuição de mais de 55 mil passageiros entre 2013 e 2014. Há dois anos utilizaram o serviço 1.453.960 pessoas, enquanto que no ano passado esse número caiu para 1.398.672 usuários, o que corresponde a uma diminuição de 3,8% de movimentação no local.

Atualmente sendo utilizado por 12 linhas de ônibus e 57 rotas, o local é o principal ponto de apoio de um sistema de transportes que atinge toda a cidade uma média de 100 mil passageiros por dia que apontam o tempo de espera pelos coletivos como o principal problema do terminal. Apesar de registrar cerca de duas mil viagens por dia, os veículos, segundo muitos usuários, não cumprem os horários, o que para quem usa o serviço é o principal motivo de muitas vezes procurar outro meio de transporte para se locomover.

“Eu moro no Pedregal, a linha que vem para o terminal é apenas a 055, por isso eu já fiquei esperando o ônibus por mais de uma hora. E isso foram muitas vezes. Eu preciso sempre ir ao Catolé, por isso uso o terminal, mas já deixei muitas vezes de pegar o ônibus porque eu perco muito tempo só esperando. Eu prefiro pegar um mototáxi porque não tenho como esperar tanto tempo assim todos os dias”, disse Juliete Patrício, 21 anos.

A Gerência de Transportes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Campina Grande assumiu a responsabilidade pela administração desse setor, que antes era dividida com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans). Araci Brasil, gerente da STTP, explicou que a queda no número de usuários no terminal se deu após a implantação do sistema de integração temporal, e que o tempo de viagem levado pelos coletivos é uma reflexão dos problemas de mobilidade que a cidade enfrenta.

“A integração hoje tem uma complementação com o sistema temporal. As pessoas estão utilizando mais esse novo serviço e com isso vão cada vez menos ao terminal. A linha 245 disponível no sistema temporal passa por praticamente toda a cidade, e esse ano vamos agregar a ela a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Isso irá descentralizar ainda mais o uso do terminal que será utilizado pelas outras rotas”, explicou Araci Brasil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp