VIDA URBANA
Caminhada Penitencial acontece no domingo em Campina Grande
Evento deve reunir cerca de 40 mil católicos; veja a programação.
Publicado em 17/03/2018 às 7:00 | Atualizado em 17/03/2018 às 7:49
Acontece neste domingo (18) a 20ª Caminhada Penitencial promovida pela Diocese de Campina Grande. O evento inicia às 5h, com a concentração dos católicos na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, onde será celebrada uma missa, presidida pelo Padre Luciano Guedes. São esperadas cerca de 40 mil pessoas, conforme expectativa divulgada pela Diocese.
Depois da missa, às 6h10, a multidão seguirá em caminhada pela Avenida Floriano Peixoto, passando pela Praça do Viaduto, no sentido da Rua Manoel Tavares e segue pela BR-104, percorrendo cerca de 11 quilômetros até o convento Santo de Ipuarana, no município de Lagoa Seca.
A Caminhada Penitencial promovida pela Diocese de Campina Grande é um evento que marca o tempo da Quaresma para os católicos, período que a Igreja recomenda uma vida de oração e conversão para os cristãos. De acordo com o Padre Luciano Guedes, a Caminhada Penitencial simboliza um ato de comunhão com Deus. “Peregrinar, na tradição cristã, significa viver a própria fé como um caminho que se faz para Deus. Israel caminhou, os discípulos caminharam, a Igreja caminha na História. Portanto, a procissão, o caminho, a vida é naturalmente uma expressão importante do nosso modo de ser filhos e filhas de Deus”, ressaltou.
Outro aspecto ressaltado pelo Padre é o silêncio dos participantes durante a caminhada.“Uma maneira bonita de fazer a caminhada é guardando o recolhimento interior. Evidentemente vamos cantar, pronunciar palavras, textos e orações coletivas. Porém, tudo feito com espírito de contemplação e fé, evitando euforia e dispersão”, concluiu.
Comentários