icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Campanha contra homofobia na PB

Campanha tem o objetivo de articular ações públicas de enfrentamento ao preconceito e discriminação no mercado de trabalho.

Publicado em 30/11/2013 às 6:00

'Homofobia no Trabalho: Você não tem esse direito' é a nova campanha institucional do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), lançada na manhã de ontem, durante café da manhã na sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba (OAB-PB), no Centro de João Pessoa, em parceria com o Movimento do Espírito Lilás (MEL), entidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT).

A campanha será veiculada por meio de um vídeo nas principais emissoras de televisão do Estado, com o objetivo de articular ações públicas de enfrentamento ao preconceito e discriminação no mercado de trabalho. O vídeo exibe a realidade de um personagem homossexual que sofre discriminação no ambiente de trabalho e ressalta a necessidade do respeito e da conscientização no combate à pratica homofóbica no ambiente profissional. O curta-metragem foi realizado por uma agência de publicidade da capital.

Para o idealizador da campanha, o procurador do Trabalho, Eduardo Varandas Araruna, essa é uma iniciativa de grande importância, uma vez que é a primeira campanha promovida por um órgão público, em parceria com uma Organização Não Governamental (ONG) contra a homofobia no local de trabalho. “Não podemos aceitar que em pleno século 21, as pessoas sejam excluídas do trabalho digno, em face de sua orientação sexual. A Constituição Federal prega a igualdade, não a discriminação. Por isso, iremos lutar pela efetivação desses princípios na relação de trabalho ”, declarou.

Já o presidente do MEL, Renan Palmeira, ressaltou que o foco da campanha é buscar executar e articular ações públicas de enfrentamento ao preconceito e discriminação no ambiente de trabalho, “visando elaborar estratégias de inclusão social da população LGBT nas relações de trabalho e geração de renda, a fim de defender e garantir os direitos humanos da diversidade sexual nas relações trabalhistas”.

Renan Palmeira ainda destacou que a exclusão e discriminação da população LGBT no mercado de trabalho representa a negativa do direito à cidadania e da dignidade humana. “Assim, aumenta a vulnerabilidade e as dificuldades desse grupo na sociedade, que já são discriminados por relações homofóbicas”, disse. Para confeccionar o vídeo da campanha, o MPT usou valores das multas aplicadas pelo órgão em processos de execução.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp