VIDA URBANA
Campanha de multivacinação imuniza mais de 3 mil crianças
Campanha nacional ofereceu a oportunidade para que crianças que com cartões de imunização atrasados pudessem receber as vacinas.
Publicado em 31/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:55
A 1ª etapa da campanha de multivacinação foi encerrada ontem em Campina Grande. De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Viralva Cruz, até a última quinta-feira foram vacinadas 3.101 crianças, de zero a 4 anos e 11 meses de idade. Ela informou que a campanha foi lançada ano passado pelo Ministério da Saúde (MS) para colocar em dia o cartão de vacinação das crianças brasileiras. Na 2ª etapa, profissionais da saúde deverão monitorar os meninos e meninas em suas próprias residências.
A coordenadora explicou que a campanha, que é nacional, foi iniciada no dia 24 deste mês em Campina Grande, oferecendo oportunidade para que as crianças que estavam com seus cartões de imunização atrasados pudessem receber as vacinas que fazem parte do calendário básico infantil, que protegem contra doenças como: rubéola, sarampo, caxumba, difteria, tétano, tuberculose, otite, sinusite, amigdalite, coqueluche, hepatite B, meningite meningocócica tipo C e hemófilos, influenza, poliomielite e formas graves de pneumonia.
“Essa ideia do MS foi para que nenhuma criança fique sem receber as vacinas porque perderam o prazo de alguma campanha. Na segunda etapa do projeto, equipes de enfermeiros e técnicos farão visitas às crianças em suas próprias residências, identificando quais ainda não tomaram as vacinas necessárias”, explicou. A expectativa, segundo ela, é de que a segunda etapa seja iniciada próxima semana, depois de uma reunião entre os profissinais da Saúde Municipal.
Conforme a coordenadora, a campanha não foi prorrogada e se encerrou ontem pela tarde. Ela contou que compareceram aos postos de saúde 5.318 crianças, todas avaliadas e algumas identificadas com o número correto de vacinação. “As crianças que forem identificadas por nossas equipes com o cartão atrasado poderão ser levadas aos postos de saúde para receberem a vacina. Todos os profissionais que ficarem responsáveis pelo monitoramento serão habilitados para isso”, acrescentou. Viralva Cruz disse que a próxima campanha de vacinação infantil só acontecerá no próximo ano, em Campina Grande.
Comentários