VIDA URBANA
CFN é favorável à implantação do metrô em Campina Grande
Companhia Ferroviária do Nordeste mostrou-se favorável para autorizar a utilização da malha pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos.
Publicado em 07/12/2011 às 8:00
A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), detentora da malha ferroviária na região de Campina Grande, mostrou-se favorável para autorizar a utilização da malha pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que pretende implantar até setembro de 2012 um novo sistema de transporte público na cidade.
A informação foi divulgada ontem, pelo superintendente do órgão, Salomão Augusto, que esteve reunido com representantes da empresa, em Recife, para apresentar o pré-projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “Durante o encontro tivemos um parecer positivo, podemos afirmar que existe 99% de chances da empresa emitir um parecer favorável à utilização da malha ferroviária já existente no município”, destacou.
Segundo Salomão, na próxima semana uma cópia do projeto será enviada à CFN, detalhando a quantidade de viagens que serão realizadas, assim como o tempo de utilização dos trilhos.
“Esta foi a solicitação da empresa para atender nossa solicitação”, contou o superintendente.
O VLT vai melhorar a mobilidade urbana na cidade, atendendo inicialmente os bairros de Bodocongó, Pedregal, Malvinas, Quarenta, São José, Estação Velha, Tambor, Catolé, Distrito Industrial, além do distrito de Galante, que já são equipados com malha ferroviária, o que diminuem os custos operacionais de instalação do metrô na superfície.
Na última segunda-feira, o prefeito Veneziano Vital autorizou a STTP a contratar a empresa FMG, especializada para gerar estudos técnicos que viabilizem a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos. De acordo com o superintendente da STTP, a previsão é que em setembro de 2012, a primeira composição em formato de VLT esteja concluída.
Comentários