icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Começa desmonte da estrutura do São João

Para os forrozeiros a contagem para o evento do próximo ano é regressiva e em 2016 será realizado do dia 3 de junho ao dia 3 de julho.

Publicado em 07/07/2015 às 6:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 13:17

Enquanto alguns forrozeiros descansavam e curtiam a ressaca após os 31 dias consecutivos de arrasta-pé no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, o trabalho de desmonte da estrutura, barracas, cenário e decoração da festa, apenas começava. Foi assim que acordou na manhã de ontem o 'quartel-general do forró', como é conhecido o Parque do Povo, que aos poucos vai perdendo as cores e o cheiro do São João e voltando a ser apenas mais uma área de eventos.

Para os forrozeiros a contagem para o evento do próximo ano é regressiva e em 2016 será realizado do dia 3 de junho ao dia 3 de julho, segundo a coordenação da festa. Em toda a extensão dos mais de 42 mil metros quadrados em que acontece a festa, era possível ver madeiras pelo chão, móveis, mesas e cadeiras desmontadas, decoração sendo retirada e também bastante lixo. São 300 barracas entre bares, restaurantes e quiosques. A rua Sebastião Donato, que ficou interditada nos 31 dias de festa também volta a ser liberada para trânsito a partir de hoje.

Conforme o presidente da associação de comerciantes do São João, Lucenir Cavalcante, cerca de mil pessoas estão trabalhando de forma direta ou indireta no desmonte de quiosques e pavilhões, que deve ser finalizada quase que em sua totalidade até hoje. “Mais de 90% dos comerciantes retiram os móveis e eletrodomésticos logo após o término da festa, isso porque foram muitos dias trabalhando, então há a ansiedade de enfim, descansar”, disse.

Foi isso que fez a comerciante Ana Guilhermino Bastos, que nem esperou o dia raiar para começar o trabalho. Ela conta que depois das 4h da madrugada da segunda já começou a retirar alguns móveis da barraca. “Quem vem só pra festa não sabe que o São João da gente dura mais do que 31 dias. Começamos a trabalhar antes da abertura, montando as barracas, organizando tudo. Depois do encerramento, o nosso trabalho continua. E o quanto antes terminar de desmontar é melhor, porque com esse material aqui, a gente tem que cuidar, por isso comecei cedo”, sintetizou a comerciante.

Já em relação ao desmonte da estrutura de palco e camarotes da parte superior do Parque do Povo, de responsabilidade da Estrutural Eventos, o representante da empresa, Jomário Souto, informou que deve ser finalizada em torno de 20 dias. “O trabalho de desmontagem é bem mais rápido que o de montagem, então acredito que, no máximo, em 20 dias, teremos concluído esse trabalho”, relatou.

AVALIAÇÃO
O balanço do Maior São João do Mundo e as novidades para a próxima edição do evento devem ser divulgadas hoje às 9h pela prefeitura durante coletiva de imprensa no Sítio São João. Mas já no encerramento o prefeito Romero Rodrigues disse que foi a mais exitosa versão em mais de três décadas de Maior São João do Mundo.

“Vários fatores indicam isso. Presença de público, grau de satisfação dos turistas, organização, redução de violência no entorno do cenário de realização do evento, aquecimento da economia com a elevação das vendas em relação a anos anteriores em todos os setores. Enfim, o sucesso do evento superou todas as expectativas", comentou o prefeito.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp