VIDA URBANA
Começa neste sábado a vacinação contra gripe
Em virtude do 'Mês de Vacinação dos Povos Indígenas', instituído pela OMS, abertura da campanha será realizada no município de Baía da Traíção.
Publicado em 05/05/2012 às 6:30
Tem início hoje a 14ª campanha nacional de combate à Influenza A e B. O público-alvo são os idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas e trabalhadores da saúde. Este ano, o foco da campanha é a imunização combinada, ou seja, uma única vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e a Influenza A (H1N1).
Na Paraíba, a meta da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB) é vacinar 80% das 638.943 pessoas classificadas pelo Ministério da Saúde como prioritárias. Em todo o Estado serão mais de mil postos de saúde aplicando as vacinas durante o período da campanha, que se encerra no próximo dia 25.
Para a abertura da campanha, cujo 'Dia D' é realizado hoje, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) escolheu o município de Baía da Traição, por ter sido instituído pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS) o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). As ações têm início às 9h.
Em João Pessoa, o ‘Dia D’ contra a gripe acontece também a partir das 9h, hoje, na Unidade de Saúde da Família do Grotão, localizada na rua Severino Bento de Morais. Além de todas as unidades de saúde, serão instalados 30 postos móveis por toda capital, incluindo shoppings, Terminal de Integração e hipermercados. A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) também organizou uma estratégia de vacinação aos profissionais que trabalham na área de Saúde.
Em Bayeux, na Grande João Pessoa, a meta é imunizar mais de 12 mil usuários. De acordo com a secretária de Saúde de Bayeux, Suzana Ribeiro, devem receber a vacina cerca de 2.000 crianças 1.000 gestantes, 9.000 idosos e 900 trabalhadores de Saúde, em um dos 28 postos de Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, abertos ao público das 8h às 17h, de segunda a sábado.
Todos os usuários devem comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, munidos de cartão de vacinas. As gestantes deverão portar também o cartão da gestante, para o registro adequado da dose recebida. A recomendação da chefe do Núcleo de Imunizações da SES-PB, Missânia Moreira, é que as pessoas incluídas nos grupos prioritários levem, pelo menos, um documento de identificação para receber a vacina.
A novidade deste ano é que mais um grupo prioritário foi introduzido pelo Ministério da Saúde (MS): as pessoas privadas de liberdade, que serão vacinadas após o dia 25.
As crianças de 6 meses a 2 anos de idade receberão duas doses, uma no período de vacinação e outra 30 dias após a primeira dose. Já os adultos receberão duas doses em uma única aplicação.
ALÉRGICOS
As pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa a ovo e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina, não podem ser imunizadas. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também não devem receber doses subsequentes.
Comentários