VIDA URBANA
Comércio amplia horário de funcionamento em dezembro
A partir desta semana, várias lojas de Campina Grande começarão a abrir as portas até aos domingos. Nos dias úteis, passa a funcionar até as 20h.
Publicado em 02/12/2010 às 8:02
Ana Dayra Teixeira
Do Jornal da Paraíba
O comércio varejista de Campina Grande já começou a ampliar os horários de funcionamento para este final de ano. A partir desta semana, várias lojas começarão a abrir as portas até aos domingos. A autorização da ampliação da jornada de trabalhado veiculada pelo Sindicado Varejista, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato dos Comerciários prevê durante este período, o funcionamento do comércio das 8h às 20h, na semana, e das 8h às 14h, nos finais de semana.
Conforme ressaltou o presidente do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, José do Nascimento Coelho, a ampliação da jornada de trabalho nesse período é permitida, contanto que os direitos de cada trabalhador seja respeitado. “Os donos de lojas têm plena liberdade para alterar os horários nessa época, mas é válido salientar que os trabalhadores devem ter abono salarial, a folga referida a semana a qual trabalhou, vale transporte, e principalmente, seguir a jornada permitida pelo dia de trabalho”, destacou.
A partir dos próximo domingo, algumas lojas do centro de Campina Grande já entrarão em horário especial de final de ano. Para a consumidora Patrícia Helena, a flexibilidade em relação aos horários do comércio nessa época é bastante benéfico. “No meu caso por exemplo, é um alívio. Não tenho tempo de ir ao Centro durante a semana devido ao meu horário de trabalho. Como as lojas ficam super lotadas, o final de semana é a opção ideal para ir as compras sem pressa ou preocupação”, disse.
Já para o vendedora Talita Tertoliano, a alteração nos horários nesse período é sem dúvida cansativo, mas também gratificante. “Com a ampliação das vendas, maiores são nossas possibilidades de angariar mais comissões. Uma renda extra no final do ano é sempre bem-vinda”, revelou.
Segundo a assessoria da Câmara dos Dirigentes Logistas de Campina Grande (CDL), a previsão é de que após o feriado do dia 8 de dezembro, todo o comércio campinense entre em vigor com os horários especiais de final de ano.
Comentários