VIDA URBANA
Conde decreta fechamento do comércio e outros serviços por 30 dias
Fica autorizado apenas o funcionamento de serviços essenciais, e estes devem seguir algumas recomendações sanitárias.
Publicado em 05/05/2020 às 18:52 | Atualizado em 06/05/2020 às 7:41
A Prefeitura Municipal do Conde, na Grande João Pessoa, decretou a suspensão do comércio local por 30 dias. Agora, fica autorizado apenas o funcionamento de serviços essenciais, e estes devem seguir algumas recomendações sanitárias. As medidas, publicadas em decreto na segunda (4), entraram em vigor às 0h desta terça-feira (5).
Com o decreto, apenas supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis continuam atendendo, mas em horário reduzido (das 9h às 15h), juntamente com outros serviços considerados essenciais, como clínicas médicas e oficinas.
Já as academias, ginásios, shoppings, centros e galerias comerciais, bares, restaurantes, casas de festas, casas noturnas, boates, cinemas, teatros, circos, parques de diversão, embarcações turísticas e outros serviços, considerados não essenciais, devem permanecer fechados durante os próximos 30 dias.
Além do comércio, as aulas presenciais das redes pública e privada do Conde permanecem sem acontecer até o dia 15 deste mês, e as praias da cidade ficam fechadas enquanto durar o período de emergência em saúde pela Covid-19 na Paraíba.
Exceções
Da mesma forma que os serviços considerados essenciais, descritos acima, poderão permanecer funcionando, as casas lotéricas e agências bancárias também podem abrir. No entanto, estes estabelecimentos deverão adotar medidas sanitárias, como o distanciamento de no mínimo 1,5 de pessoa para pessoa, e o revezamento de turnos para reduzir a aglomeração.
As casas lotéricas também só poderão atender pessoas que estiverem fazendo uso de máscaras de proteção facial, e o horário de funcionamento também fica reduzido, podendo funcionar apenas das 9h às 15h.
Decreto
O decreto publicado pela prefeitura do Conde é o mais longo já adotado na Paraíba. As demais prefeituras, e o próprio Governo do Estado, têm renovado as medidas de restrição em intervalos de quinze dias. Aqui você pode conferir detalhadamente os principais decretos que alteram o funcionamento de serviços e estabelece regras durante a pandemia de Covid-19.
Comentários