icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Creches são municipalizadas

Termo de Ajustamento de Conduta, determina que 29 creches estaduais passem a ser responsabilidade da Prefeitura da capital.

Publicado em 11/01/2013 às 6:00

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), e o governo do Estado firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que determina que as 29 creches estaduais, em funcionamento na capital paraibana, sejam de responsabilidade do município, a partir de agora. A reunião aconteceu ontem, no Ministério Público da Paraíba (MP-PB).

Conforme descrito no próprio Termo de Ajustamento de Conduta, as creches estaduais se encontram deficitárias e as crianças não tinham atendimento compatível com a dignidade da criança e do adolescente. “É um ganho para o município, para as crianças e para a sociedade pessoense”, afirmou o secretário de Educação do município, Luiz Sousa Junior.

De acordo com a promotora da educação do Ministério Público da Paraíba, Fabiana Maria Lobo da Silva, neste primeiro semestre, a PMJP vai receber seis creches: Renato Lucena (Jaguaribe), Maria de Fátima Amorim Navarro (José Américo), Lindemberg Vieira (Centro), Glória Cunha Lima (Valentina Figueiredo), Fabiana Lucena (Ipês) e Pedrelina Maria de Jesus (Varadouro). Essas duas últimas serão desativadas, mas as crianças serão recebidas pelo município.

No segundo semestre desse ano, o governo municipal receberá mais cinco creches, e em 2014 as demais. “Foi um acordo bastante favorável, tanto para o estado quanto para o município, resolvendo o problema grave em que se encontravam as creches estaduais”, disse.

Recursos
Para que essas seis creches possam funcionar ainda neste primeiro semestre, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) será repassado diretamente para a Prefeitura de João Pessoa. Já para as creches do segundo semestre, será assinado um convênio no qual o Estado repassará verbas que irão auxiliar a Sedec na administração das unidades.

A partir de 2014, o Fundeb, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Penae) e as demais verbas do Governo Federal serão encaminhadas diretamente para o município de João Pessoa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp