icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Crianças agora têm prazo maior para vacinação após mudança no calendário

Reforço da dose contra meningite e pneumonia foi ampliado de 2 para 4 anos de idade.

Publicado em 11/02/2016 às 10:27

As crianças menores de 5 anos que não receberam o reforço das vacinas contra meningite e pneumonia têm um prazo maior para serem imunizadas. Desde o início do ano, o Ministério da Saúde (MS) ampliou de 2 para 4 anos de idade o tempo que a criança pode receber o reforço das duas vacinas, que também tiveram as doses reduzidas de três para duas. A chefe de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Chiara Dantas, alerta os pais para manterem o cartão de vacinação dos filhos atualizados e que, em caso de dúvidas, procurem a unidade de saúde de referência mais próxima de casa.

Essas e outras mudanças foram determinadas pelo Ministério da Saúde, que realizou alterações no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) em janeiro deste ano. Além das doses de reforço para as vacinas infantis, foram alteradas o esquema vacinal da Poliomielite e o número e doses da vacina de HPV, que não exige mais a terceira dose.

De acordo com Chiara Dantas, a população de crianças na faixa etária de zero a 4 anos em João Pessoa ultrapassa os 48 mil. Embora não seja possível determinar quantas crianças perderam o prazo do reforço da Meningocócica C e Pneumocócica 10 até os dois anos, ela alerta para a possibilidade de atualização das vacinas no caso das crianças que ainda não completaram 5 anos. “Aos 4 anos, as crianças têm o reforço da polio e da BTP. Portanto, a criança que chegar à unidade de saúde sem ter recebido o reforço das vacinas contra pneumonia e meningite, elas também terão essas vacinas atualizadas”, ressaltou.

HPV

Outra mudança importante do calendário é a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). O esquema vacinal passou para duas doses, sendo que a menina deve receber a segunda seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira dose. De acordo com o MS, estudos recentes mostraram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres vivendo com HIV entre 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp