VIDA URBANA
Crianças com 12 anos ou mais devem usar máscaras como adultos, orienta OMS
Na Paraíba, mais de 6 mil pessoas nesta faixa etária foram diagnosticadas com a covid-19.
Publicado em 23/08/2020 às 10:36 | Atualizado em 23/08/2020 às 15:38
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que crianças com 12 anos ou mais devem usar máscaras para ajudar a combater a pandemia de covid-19 nas mesmas condições que os adultos Segundo dados do último boletim epidemiológico, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na última sexta-feira (21), mais de 6 mil pessoas entre 10 e 19 anos foram diagnosticadas com a doença. Desse total, 3334 era meninas e 2721 meninos.
Segundo a orientação da OMS, crianças entre seis e 11 anos também devem usá-las, mas sob abordagem baseada em risco. Os dados da Paraíba em relação a essa faixa etária confirmou a contaminação pela Covid-19 em 1213 crianças, sendo a 1.603 meninas e 1.610 meninos.
Crianças com 12 anos ou mais devem usar máscara, especialmente quando a distância de um metro de outras não pode ser garantida e há transmissão generalizada na área, afirmaram a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em documento no site da OMS.
O uso de máscaras por crianças entre seis e 11 anos depende de uma série de fatores, incluindo a intensidade de transmissão na área, a habilidade da criança em usar a máscara, o acesso a máscaras e a supervisão adequada de um adulto, disseram as duas organizações.
O impacto potencial na aprendizagem e no desenvolvimento psicossocial e as interações que a criança mantém com pessoas com alto risco de desenvolver doenças graves também devem desempenhar um papel na avaliação dos riscos.
Crianças de cinco anos ou menos não devem ser obrigadas a usar máscaras com base na segurança e no interesse geral da criança, acrescentaram a OMS e o Unicef.
Comentários