icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Crianças fazem a festa no Espaço Cultural

Espetáculo circense 'Gato Malhado', coral infantil e palhaços abrem a programação 'Espaço da Criança – Uma Aventura de Conhecimento e Diversão'.

Publicado em 11/10/2012 às 6:00


Na manhã de ontem foi aberta a programação “Espaço da Criança – Uma Aventura de Conhecimento e Diversão”, promovida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) para festejar o Dia das Crianças, comemorado amanhã. O evento foi aberto com o espetáculo circense 'Gato Malhado', coral infantil e palhaços.

O encerramento será no final da tarde de hoje e envolve diversas atrações, entre brincadeiras, apresentações de teatro, concertos, oficinas de artes, cantinho da leitura e exibição de filmes infantis, que acontecem simultaneamente nas várias unidades culturais da Funesc. As atividades acontecem no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, localizado no bairro Tambauzinho, em João Pessoa. A entrada é gratuita para o público em geral, o que segundo a diretora de Desenvolvimento Artístico Cultural da Funesc, Renata Mora, atrairá aproximadamente duas mil crianças por dia.

De acordo com Renata Mora, a programação começa às 8h30 e termina às 17h, com pausa para o almoço. “De 11h30 às 14h há um intervalo para o almoço, após isso as atividades são reiniciadas até o final da tarde”, pontuou.

Em plena era digital, onde as crianças brincam umas com as outras sem que estejam no mesmo local, através das novas tecnologias, que oferece inúmeras opções de interatividade e jogos em rede, as crianças têm a oportunidade de conhecer as brincadeiras de antigamente. Caça ao tesouro, barra-bandeira, corridas da colher e do saco, cabo de guerra, passa anel, vivo ou morto, entre outras, inclusive as que serão lembradas pelos pais, a exemplo da dona de casa Marta Queiroz, 35 anos, que levou a filha Janaína Kelly, 10 anos.

“Estou voltando ao passado, lembrando das brincadeiras do meu tempo, que infelizmente hoje em dia não sobrevive aos videogames e computadores. Sugeri o pula-corda, uma brincadeira simples, divertida e saudável”, afirmou.

Uma das atrações mais disputadas pelas crianças foi o Planetário, onde de forma lúdica e educativa é exibido um filme com o tema 'Uma Viagem ao Sistema Solar', com duração de 40 minutos. A capacidade do local é para 135 crianças, por isso é feita a distribuição de senhas para controle de entrada.

“Eu já vi os planetas e o sistema solar nos livros, mas aqui entendi melhor como eles são e como ficam no espaço. Também conheci o nome de algumas estrelas e achei tudo muito legal. Eu adorei”, relatou Maria Luiza, 11 anos, que esteve no evento com a turma da escola. No planetário, as sessões são exibidas às 9h, 10h, 15h e 16h.

O evento também recebeu o Mestre Brown e os Batuqueiros do Mangue e alunos da Escola Nicodemos Neves, do bairro Funcionários, com a coreografia de Hip Hop. Já outra escola traz audição de flauta doce com a música 'Grandioso És Tu', hoje, juntamente com o grupo Crianças do Quilombo, do município Conde, localizado na Grande João Pessoa, e alunos da Escola Epitácio Pessoa, situada no bairro Tambiá, que dançarão xaxado, em tributo ao centenário de Luiz Gonzaga.

Na pista de patinação do Espaço Cultural, as crianças participam de oficinas de criatividade, onde aprendem a montar brinquedos, pintar e desenhar, além de artes com miçangas, origami e grafite.

Para a jornalista Simone Alves, o Espaço da Criança estar sendo realizado durante a semana facilitou a ida ao local, já que no final de semana os lugares direcionados às crianças ficam lotados.

“Aproveitei uma folguinha e trouxe meu filho de um ano e oito meses para brincar um pouco, ele está se divertindo bastante, já pintou o rosto de palhaço e tudo mais. O melhor, é que aqui é seguro, tem muito espaço para as crianças brincarem e estamos protegidos do sol e da chuva”, avaliou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp