icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Crimes contra a fauna crescem 133% na PB

Ibama já registra 91 infrações entre janeiro e agosto deste ano. Aves são principais alvo.

Publicado em 31/08/2014 às 8:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 15:47

O número de infrações contra a fauna cresceu 133% na Paraíba, entre 2013 e 2014, de acordo com a Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o órgão, entre 1º de janeiro e 26 de agosto de 2013, foram registradas 39 ocorrências. Este ano, no mesmo período, foram contabilizados 52 casos a mais, totalizando 91 infrações. O Ibama alerta que as aves são os alvos mais visados e que a caça predatória para comercialização está contribuindo para extinção no Estado, de espécies como pintassilgos e papagaios.

Conforme o superintendente substituto do Ibama na Paraíba, Edberto Farias, apesar deste crescimento exorbitante no índice de infrações, o total de animais apreendidos foi bem maior em 2013 do que este ano: foram 1.700 a mais, totalizando 2.414 animais, levando-se em consideração o mesmo intervalo de tempo. “Na realidade não necessariamente existe proporção direta entre o número de autuações e o número de animais apreendidos. Ocorre, muitas vezes, que em uma única autuação, podem ser encontrados e apreendidos dezenas de animais com um único infrator e, por outro lado, ocorrem casos, em que se faz dezenas de autos de infração para pessoas que tinham só um animal cada”, explicou.

Edberto também esclareceu que embora alto, o número de infrações notificadas pelo Ibama está longe do que acontece na prática com relação a crimes contra animais que acontecem no Estado. “Muitas apreensões também são realizadas pela Tropa Ambiental da Polícia Militar e que não são contabilizadas pelo Ibama, embora os animais sejam encaminhados pra cá – o que engrossa as estatísticas do número de animais apreendidos. Os municípios com maior número de casos são João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Guarabira, Itabaiana, Campina Grande e Monteiro”, salientou.

O tenente Wellington Aragão, chefe da seção de planejamento estratégico da Tropa Ambiental da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB), informou que somente este ano, de janeiro até agora, foram realizadas 25 autuações de crimes contra animais, na Região Metropolitana de João Pessoa, Campina Grande e cidades vizinhas, que resultaram em 192 aves apreendidas, sendo a maioria delas – 97 – formada por canários da terra.

Somando operações de apreensão e resgate, foram capturados 969 animais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp