VIDA URBANA
CUT comemora 25 anos de história e lembra "bandeiras históricas"
Central Única dos Trabalhadores da Paraíba realiza na próxima quinta-feira (28) um café da manhã para comemorar os seus 25 anos de atuação no país.
Publicado em 25/08/2008 às 14:23
Da Redação
Com informações da Assessoria da CUT
A Central Única dos Trabalhadores da Paraíba realiza na próxima quinta-feira (28) um café da manhã para comemorar os seus 25 anos de atuação no país. O evento está previsto para acontecer na sede do Sindicato dos Bancários, a partir das 8h30, e contará com uma apresentação sobre as conquistas históricas da CUT, bem como as atuais bandeiras de lutas em defesa dos trabalhadores.
"Ao longo destes anos, a entidade conseguiu realizar várias conquistas para quem trabalha. Fizemos marchas em prol da melhoria do salário mínimo e participamos de várias campanhas, tanto salariais, quanto relativas a amplitude dos direitos dos trabalhadores", destacou o secretário geral Marcos Henriques.
De acordo com ele, entre os temas a serem tratados estão a ratificação das Convenções 151 e 158, a redução da jornada de trabalho e a Plataforma Política para as Eleições de 2008. O sindicalista explicou que a Convenção 151 trata da organização sindical e do processo de negociação dos trabalhadores no serviço público. Já a Convenção 158 trata da restrição às demissões sem justa causa e combate à alta rotatividade da mão-de-obra.
Ele explicou ainda que a proposta de redução de jornada de trabalho sem redução de salário é uma campanha que já foi deflagrada desde o início do ano e que visa criar 4,5 mil novos postos de trabalho só na Paraíba.
No Brasil, a estimativa total é de 2,2 milhões. Além de gerar empregos, a redução da jornada também traz a possibilidade de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
A Plataforma Política para as Eleições de 2008 representa uma cartilha que poderá servir de guia para os eleitores na hora de escolher os candidatos, diante das propostas que o documento avalia. Para os candidatos, a cartilha pode servir para retirar programas e propostas consistentes, adequados às necessidades da população.
Comentários