VIDA URBANA
Defesa Civil pode interditar escola
Vistoria encontra esgoto a 'céu aberto' e vazamento de gás na Escola Municipal Anésio Leão no bairro do Monte Santo em Campina Grande.
Publicado em 04/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:02
Risco aos alunos e funcionários é o que oferece a Escola Municipal Anésio Leão, no bairro do Monte Santo, em Campina Grande. A unidade passou por uma vistoria da Defesa Civil, que iniciou uma série de fiscalizações ontem em todas as escolas e creches municipais e constatou uma infinidade de problemas, desde vazamento de gás na cozinha da escola, a esgoto completamente exposto. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sanção, a escola poderá ser interditada. Ele contou que cerca de 10 escolas passarão por vistorias diariamente.
O coordenador explicou que inicialmente serão vistoriadas todas as escolas municipais, passando depois para as creches municipais. “Vamos observar todos os problemas estruturais e encaminhar os relatórios às secretarias de Educação e Obras, priorizando os casos mais urgentes como o da Escola Anésio Leão”, informou. A unidade foi uma das três primeiras a serem fiscalizadas, além das escolas Fernando Cunha Lima, no bairro do Jeremias e Apólinio Amorim, no Cruzeiro, ambas necessitando apenas de uma manutenção pontual.
“Mas no bairro do Monte Santo, a situação é bastante crítica. Nós detectamos inúmeros problemas, como vazamento de gás na cozinha da unidade, piso de sala afundando, paredes com infiltrações, caixa d'água com perigo de dengue e com risco de desabar, exposição de esgoto vindo de residências vizinhas, além de outros. Já na entrada da unidade, é possível perceber que ela não passa por uma reforma há muito tempo”, afirmou.
Ruiter Sanção contou que as aulas estão acontecendo de forma normal, mas que existe a possibilidade de interdição do local, que ainda será analisada depois de uma reunião com o secretário de Obras, André Agra. “A nossa expectativa é realizar cerca de 10 vistorias por dia, e também contamos com a ajuda do Corpo de Bombeiros”, disse.
Comentários