icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Defesa Civil visita seis cidades do Sertão atingidas por fortes chuvas

Açude São Gonçalo, em Sousa, está transbordando e águas das barragens Lagoa do Arroz e Capivara aumentam volume do Rio do Peixe.

Publicado em 22/04/2009 às 19:55

Da Redação
Com Secom-PB

No Sertão desde as primeiras horas da manhã, o gerente executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Sinval Pinheiro Borges, verificou in loco os danos causados pelas chuvas na região. Nesta quinta-feira (23), ele visita as cidades de Sousa, São João do Rio do Peixe, Santarém, Bernardino Batista e Poço Dantas.

O coronel Sinval chegou à cidade de Uiraúna nesta quarta-feira acompanhado de técnicos do órgão para conhecer a situação em cada município, conversando com os coordenadores municipais da Defesa Civil e com os prefeitos dos municípios afetados. Em Sousa, 28 famílias estão desabrigadas por causa das chuvas dos últimos dias. No início da noite desta quarta-feira, voltou a chover em Sousa e região. O Açude São Gonçalo sangrou e dois distritos estão ilhados.

Em Sousa, na rua Maria Alves de Paula, no bairro Várzea da Cruz, doze casas foram inundadas pelas águas do Rio do Peixe, que está cheio e continua recebendo água da Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, e da barragem Capivara, em Uiraúna. A casa de dona Geralda Alves da Silva está entre as doze atingidas pelas águas que começaram a inundar a área na segunda-feira pela manhã.

As famílias estão abrigadas em casas de parentes e na creche Celestina Catanã, no bairro Alto do Cruzeiro. Na creche, estão 21 pessoas de cinco famílias. A preocupação das comunidades é que continua chovendo muito em Sousa e região, inclusive com relâmpagos e trovões, e o nível das águas do Rio do Peixe permanece aumentando. Está chovendo em praticamente toda a Paraíba.

O gerente executivo da Defesa Civil também vai verificar a situação dos mananciais, tanto aqueles monitorados pelo Estado como os particulares, com o objetivo de alertar as populações e evitar catástrofes. Desde a semana passada a Defesa Civil estadual, por determinação do governador José Maranhão está mantendo plantão para atender os casos de emergência.

As chuvas ainda levaram à interdição de parte da pista de dois trechos da BR-230 nas imediações do Distrito de Santa Gertrudes, próximo a Patos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp