icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Divulgada programação das nove cidades do Caminhos do Frio; confira atrações

Festival começa em Areia, no dia 4 de julho, e oferece atrações culturais, ecoturísticas e gastronômicas.Chico César fará show.

Publicado em 15/06/2016 às 8:21

Nove cidades paraibanas irão sediar, entre os meses de julho e setembro deste ano, o festival Caminhos do Frio, que reúne a cultura e a gastronomia do Brejo paraibano. Entre as atrações estão confirmados shows de Chico César, Renata Arruda, Os Gonzagas e Assisão. O lançamento da Rota Cultural - que irá reunir culinária, arte, apresentações musicais e belezas da natureza de cada local- ocorreu nesta terça-feira (14), em João Pessoa. A programação foi disponibilizada nesta quarta-feira.


Chico César é uma das atrações do Caminhos do Frio na cidade de Remígio


Na edição deste ano, participam as cidades de Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova, Alagoa Grande e as novatas Matinhas e Remígio. O festival é focado na culinária, música, arte e atividades ecoturísticas do município. A programação e os temas de cada cidade podem ser conferidos no site do evento; além disso, um aplicativo para celulares Android também foi lançado com informações sobre cada cidade, incluindo hospedagem e a programação.

O roteiro começa por Areia entre 4 a 10 de julho. O destaque musical da programação é a cantora Mira Maya, que se apresenta no dia 9. O tema da cidade é "Frio, cachaça e arte".

Em seguida, o festival chega em Pilões, entre 11 a 17 de julho. Na programação, shows de Adeilton Vieira e Banda, Forrozão Asa Branca e Fernando Show e do Trio Asa Branca. O tema é "Flores, cultura e arte".

A terceira cidade a receber o Caminhos do Frio é Remígio, entre 18 a 24 de julho. A atração musical principal é Chico César, que divide o palco com Assisão, Beto Brito e Niedson Lua. O tema do local é "Cultura e agroecologia na Serra".

Em Solânea, o roteiro chega no dia 25 e vai até 31 de julho. O show principal é da cantora Renata Arruda. Tem ainda Mariana Elali e Eduardo Araújo. O tema do evento é "Memorial de fé, arte e cultura"


Renta Arruda faz show em Solânea, a quarta cidade a receber o Caminhos do Frio

A cidade seguinte é Serraria, com programação entre 1º a 7 de agosto. Os shows ficam por conta de Fernando Show, Hilton Moura, Carlos Alexandre Júnior, Tinho, Sandro e Tércio, GG Bismark, Maike José, Os 3 do Xamego e Curió Forró Caboclo. O tema no município é "Natureza, seresta e engenhos".

A sexta cidade da programação é Bananeiras, entre os dias 8 a 14 de agosto.Entre as atrações musicais, estão os shows de Banda SCFV, Eloisa Olinto, Tinho e Banda, Kelson Kiss, Sandra Belê, e Curió e Forró Caboclo. O tema do local é "Aventura e arte na Serra".

Em Matinhas, com programação entre os dias 15 a 21 de agosto, haverá shows de Jackson Envenenado e Banda Fofinho do Acordeon. O tema "Laranja, arte e cultura".

A penúltima cidade do roteiro é Alagoa Nova. Os organizadores não divulgaram a programação de shows no local.O tema "Festival da galinha e da cachaça".

O roteiro chega ao fim em Alagoa Grande, entre 29 de agosto a 4 de setembro. Haverá shows das bandas Corte da Lagoa, Som do Porto, Pirueta em Roda de Samba, Forró do Auge e Interfônica. O tema da cidade é "Rota cultura Jackson do Pandeiro".

Desenvolvimento regional e cultural

De acordo com Sergisson Silvestre, presidente do Fórum de Turismo do Brejo, instância de governância estabelecida pelo Ministério do Turismo, o Caminhos do Frio procura desenvolver a cultura e a economia do região. "O evento visa promover o desenvolvimento cultural e econômico da região, valorizando os empresários e a população brejeira", declarou. Segundo ele, o Fórum de Turismo do Brejo analisa a proposta de cada cidade para participar do evento, como em um processo seletivo.

A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) irá realizar a promoção e fornecer estrutura física para o evento. "Estamos ajudando com palcos, luzes e divulgação", explicou Ruth Avelino, presidente da PBTur. "A Secult e a Funesc irão oferecer oficinas de teatro, música e artes durante o evento", disse. Segundo ela, a programação está focada na diversidade de artistas locais. "Não teremos grandes atrações nacionais, até porque cremos que o atrativo é a cultura local - as pessoas vêm para curtir o frio, os engenhos, a natureza, a gastronomia, tudo que resumo o Brejo da Paraíba", finalizou.

"É uma honra se unir às cidades de Brejo no Caminhos do Frio", disse Melchior Batista, prefeito de Remígio. "É através de festas como essa que conseguimos unificar toda a região", declarou.



Evento irá abrigar rota gastronômica

Na edição deste ano será realizada, além da Rota Cultural, a Rota Gastronômica do Brejo. De acordo com gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba, Regina Amorim, a rota gastronômica oferecerá uma experiência diferenciada para os turistas e paraibanos. "Trinta restaurantes que participam da rota estarão sinalizados", disse Regina. "Os estabelecimentos passaram por consultorias de segurança alimentar e cursos de segurança alimentar, além de acompanhamento de chefs de cozinha para analisar o cardápio", explicou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp