VIDA URBANA
Dom Aldo repete gesto de humildade de Cristo
Missa que dá início ao Tríduo Pascal contou com a participação de dezenas de fiéis que lotaram a Catedral de Nossa Senhora das Neves.
Publicado em 18/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24
A Missa do Lava-Pés foi celebrada na tarde de ontem na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto. A missa que dá início ao Tríduo Pascal (Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo) contou com a participação de dezenas de fiéis católicos que lotaram a igreja para acompanhar o rito de fé.
Durante a celebração o arcebispo convocou os católicos a cultivarem a cultura da paz. “Não devemos tratar com agressividade os outros, mesmo aqueles que aboliram os valores humanos e da fé e vivem em um mundo de ilusões e alegrias passageiras. Nós cristãos temos que dar o testemunho e juntos com as pessoas que têm contato com a palavra de Deus ser diferentes para melhor e facilitadores da palavra de Deus” refletiu. Acrescentando que “devemos lavar os pés sem julgamentos, sem comparações com pessoas perdidas, desencontradas, iludidas com fantasias e ilusões”, concluiu Aldo Pagotto.
Logo após a pregação, o arcebispo repetiu o gesto de humildade de Jesus Cristo e lavou os pés de 12 pessoas entre representantes das comunidades católicas, agentes de pastorais, jovens e idosos. Uma das participantes do Lava-Pés, a aposentada Marta Rodrigues Pereira, de 83 anos, não escondeu a emoção.
“Esta é uma benção de Deus”, afirmou ao lembrar que estava representando Júlia Nóbrega, de 102 anos, religiosa e musicista que toca nas cerimônias religiosas da igreja e que por motivo de doença ficou impossibilitada de participar do ato religioso. O seminarista Marcos Fábio Peixoto, que integra a Comunidade Shalom de Fortaleza, também estava na lista dos escolhidos. “Neste momento, eu me sinto pobre e iluminado por Deus”, declarou logo após ter os pés lavados e beijados pelo arcebispo.
HOJE
A programação religiosa terá continuidade hoje com a realização da via Sacra na Catedral, às 9h. Ao meio-dia será rezado o ofício da agonia e às 15h será celebrada a Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto. Nesta sexta-feira, a igreja católica não celebra missa, mas orienta os fiéis a realizarem jejum e abstinência de carne.
Comentários