icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Dom Aldo repete gesto de humildade de Cristo

Missa que dá início ao Tríduo Pascal contou com a participação de dezenas de fiéis que lotaram a Catedral de Nossa Senhora das Neves.

Publicado em 18/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24

A Missa do Lava-Pés foi celebrada na tarde de ontem na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto. A missa que dá início ao Tríduo Pascal (Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo) contou com a participação de dezenas de fiéis católicos que lotaram a igreja para acompanhar o rito de fé.

Durante a celebração o arcebispo convocou os católicos a cultivarem a cultura da paz. “Não devemos tratar com agressividade os outros, mesmo aqueles que aboliram os valores humanos e da fé e vivem em um mundo de ilusões e alegrias passageiras. Nós cristãos temos que dar o testemunho e juntos com as pessoas que têm contato com a palavra de Deus ser diferentes para melhor e facilitadores da palavra de Deus” refletiu. Acrescentando que “devemos lavar os pés sem julgamentos, sem comparações com pessoas perdidas, desencontradas, iludidas com fantasias e ilusões”, concluiu Aldo Pagotto.

Logo após a pregação, o arcebispo repetiu o gesto de humildade de Jesus Cristo e lavou os pés de 12 pessoas entre representantes das comunidades católicas, agentes de pastorais, jovens e idosos. Uma das participantes do Lava-Pés, a aposentada Marta Rodrigues Pereira, de 83 anos, não escondeu a emoção.

“Esta é uma benção de Deus”, afirmou ao lembrar que estava representando Júlia Nóbrega, de 102 anos, religiosa e musicista que toca nas cerimônias religiosas da igreja e que por motivo de doença ficou impossibilitada de participar do ato religioso. O seminarista Marcos Fábio Peixoto, que integra a Comunidade Shalom de Fortaleza, também estava na lista dos escolhidos. “Neste momento, eu me sinto pobre e iluminado por Deus”, declarou logo após ter os pés lavados e beijados pelo arcebispo.

HOJE
A programação religiosa terá continuidade hoje com a realização da via Sacra na Catedral, às 9h. Ao meio-dia será rezado o ofício da agonia e às 15h será celebrada a Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto. Nesta sexta-feira, a igreja católica não celebra missa, mas orienta os fiéis a realizarem jejum e abstinência de carne.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp