VIDA URBANA
Donos de bares temem retirada
Comerciantes instalados na praia do Jacaré, em Cabedelo, estão apreensivos com ação que pode determinar fechamento dos locais.
Publicado em 16/12/2012 às 10:30
Com a proximidade do verão, comerciantes e profissionais que trabalham com turismo temem a retirada dos bares e restaurantes da Praia do Jacaré, Litoral Norte da Paraíba. A ação está em planejamento pela Superintendência do Patrimônio da União da Paraíba (SPU), devido ao comércio estar localizado em área pertencente à União, logo considerada ocupação irregular.
Segundo relato dos comerciantes, há mais de seis meses não há diálogo entre SPU e os representantes dos bares, fato que causa apreensão entre os profissionais que trabalham no local. “Não tivemos nenhum posicionamento sobre o assunto.
Estamos diariamente preocupados, com medo de acontecer aqui no Jacaré o que houve na Praia do Bessa. Se lá eles tiraram todos os bares de uma vez, na surpresa, o que impede que façam o mesmo por aqui?”, indagou Josinaldo Viana, gerente comercial de um dos principais restaurantes da região.
A retirada dos restaurantes, caso concretizada, traria prejuízo tanto para os que trabalham na região, como para o turismo paraibano, é o que defende Josinaldo Viana. “Só aqui no restaurante temos mais de 20 funcionários, que vão ficar desamparados sem o restaurante. Vai ser uma perda grande para a cena turística. As pessoas estão acostumadas com nosso serviço, muita gente já vem pensando nas nossas atrações culturais. Sem os restaurantes, isso não será possível”, explicou.
Os bares e restaurantes da Praia do Jacaré contam com programação específica para os turistas que visitam a região.
Além dos passeios de catamarã e do famoso Bolero de Ravel, são organizadas apresentações de forró pé-de-serra, xaxado, baião, entre outras apresentações típicas do Nordeste.
A guia turística Aracélia Soares, que trabalha há dez anos na Praia do Jacaré, conta que a retirada dos bares e restaurantes da região pode acabar com a ambiência do local. “Os restaurantes e bares fazem parte do cenário turístico da praia. O turista gosta de chegar, comer uma comida típica, tomar sua cerveja, contemplar o pôr-do-sol no conforto do restaurante.
Sem os restaurantes, isso não vai ser mais possível”, explicou.
Recém-chegada na Paraíba, Marinei Borges, que veio de Goiás acompanhada de seu marido, comenta a ambiência do local. “É um lugar bastante agradável. A pessoa que vem para ver o pôr-do-sol, onde vai ficar se os restaurantes forem retirados? Com certeza vai ficar mais complicado para o turista, acho que até a insegurança vai ser maior”. (Especial para o JP)
Comentários