VIDA URBANA
Eleição na UFPB tem denúncia de fraude, mas comissão nega suspensão do pleito
Questionamento é sobre nomes da lista de votantes que não estavam aptos a votar.
Publicado em 30/08/2020 às 12:10 | Atualizado em 30/08/2020 às 17:25
Uma denúncia anônima de fraude nas eleições para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), feita na última sexta-feira (28), está sendo apurada pela comissão organizadora da consulta eleitoral. Mas, o processo não foi suspenso e ainda segue dentro dos prazos previstos. A informação foi confirmada pelo presidente da comissão organizadora, professor Ângelo Melo.
A denúncia se refere a nomes que constavam na lista de votantes, mas que não estavam aptos ao processo. Os estudantes seriam do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado no campus de Bananeiras. Por causa disso, a comissão solicitou que a denúncia seja apurada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB, que foi responsável pela confecção das listas de votantes.
“Após essa diligência junto a STI, vamos consultar a procuradoria jurídica sobre esta situação. Como é função da gente apurar, enquanto comissão organizadora, assim estamos fazendo, mas não tem nada suspenso. Os prazos continuam os mesmos e a homologação do resultado, até então, vai ser feita na quinta-feira. Eu achei muito impactante falar de fraude, pois ninguém sabe o que está acontecendo. Pode ser que nem tenha nenhum fundamento essa denúncia. Respeitamos e vamos apurar”, disse Ângelo.
O presidente da comissão organizadora informou que foi solicitado celeridade no processo e a expectativa é que uma resposta deve ser dada pelo órgão entre segunda e terça-feira (1º).
Ângelo também informou que caso a STI encontre que não houve fraude na consulta eleitoral, um relatório afirmando que nada foi encontrado, o resultado da eleição e também a denúncia feita de forma anônima serão entregues ao Conselho Universitário (Consuni) da UFPB. Da mesma forma, segundo ele, caso haja algum indício de fraude, o mesmo conselho será responsável pelos próximos passos do processo.
A candidata mais votada na consulta eleitoral foi Terezinha Domiciano, da Chapa 2, que obteve a soma ponderada e normalizada de 964,518. A Chapa 1, encabeçada por Isac Medeiros, obteve soma ponderada e normalizada de 920,013. Já a Chapa 3, liderada por Valdiney Gouveia, teve soma ponderada e normalizada de 106,496.
De acordo com o boletim de apuração, participaram da consulta online 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70% para docentes.
Comentários