VIDA URBANA
Emlur quer lixeiras mais modernas na capital
Objetivo é evitar que a população coloque cartões, panfletos e papéis de anúncios recebidos nas ruas, assim como restos de comidas, no chão.
Publicado em 25/09/2011 às 8:17
A Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) estuda a possibilidade de implantar lixeiras mais modernas na capital. A informação foi dada pelo diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta de Resíduos (Devac) do órgão, Noé Estrela.
Segundo ele, o coletor de lixo será feito do mesmo material das atuais lixeiras, no entanto o modelo sofrerá algumas modificações. A data para essas mudanças não foi divulgada, mas a Emlur pretende instalá-las ainda no próximo ano.
O diretor do Devac disse que em João Pessoa existem 1.300 lixeiras afixadas em diversos pontos iluminados. O objetivo é evitar que a população coloque cartões, panfletos e papéis de anúncios recebidos nas ruas, assim como restos de comidas, no chão.
Ele lembrou que a quantidade de coletores ainda é insuficiente para atender à demanda da cidade. “Precisamos colocar mais 300 equipamentos de armazenamento de resíduos sólidos”, revelou.
Noé Estrela comentou que as lixeiras são alvos de ações de vândalos que quebram, picham ou roubam e isso acaba contribuindo para minimizar a quantidade do equipamento. Este ano já foram perdidos 150 coletores de lixo por conta do vandalismo.
Cada equipamento custa R$ 210. Em números isso representa R$ 31.500 pedidos do poder público. (Especial para o JP)
Comentários