VIDA URBANA
Escola fica alagada e aulas são suspensas após chuva de 150 mm em Catingueira
Choveu 96,5% do que era esperado para o mês de fevereiro na cidade; veja outros índices na Paraíba.
Publicado em 19/02/2018 às 12:41 | Atualizado em 19/02/2018 às 16:54
Uma chuva de 150 milímetros suspendeu o início das aulas na maior escola da cidade de Catingueira, no Sertão, após o local ficar alagado e ter parte de seus equipamentos danificados devido à invasão da água. A chuva na cidade foi registrada na noite de domingo (18) e também atingiu unidades de saúde, que tiveram parte de suas estruturas de gesso no teto quebradas. O índice pluviométrico da chuva em Catingueira representa o total de 96,5% do esperado para o mês de fevereiro.
Segundo o prefeito de Catingueira, Odir Borges, a Escola Celeste Pires, maior unidade educacional da cidade que atende cerca de mil alunos, suspendeu o início das aulas devido a destruição no local. “Tivemos muitos problemas na cidade, mas o principal foi registrado na escola Celeste Pires, que abriga o maior número de alunos na rede de ensino municipal. Salas de aulas foram alagadas e vários equipamentos foram danificados. O local amanheceu totalmente tomado pela lama, sem condição alguma para o início das aulas, que estavam previstas para hoje”, revelou.
>>> Chuva deixa ruas alagadas em Patos e Defesa Civil orienta população
Alguns vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento da chuva na cidade e o grande volume de água descendo pelas ruas.
Ainda de acordo com o gestor, uma força-tarefa foi montada pela secretaria de Infraestrutura com uma equipe de 20 homens para tentar limpar o local. Devido a situação, o início do ano letivo foi suspenso pela secretaria de Educação em toda rede de ensino. Segundo a Assessoria de Imprensa da cidade, as Unidades de Saúde que tiveram problemas em suas estruturas foram; Inácio Mota e Albino Félix.
Também foram registrados alagamentos em vários pontos da cidade, incluindo, a situação de queda de árvores e desabamento de muros em algumas casas. “Devido essa realidade, a prefeitura decretou situação de emergência nesta segunda-feira. O objetivo agora é atender a população e corrigir os problemas. O início do ano letivo será remarcado pela secretaria de Educação”, disse Odir Borges.
Uma publicação compartilhada por Tardelli Pires (@tardelipires) em
Além de Catingueira, outras duas cidades na região do Sertão registram chuvas acima de 100 milímetros do período da tarde deste domingo (18) para essa segunda-feira (19), segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). As cidades foram Maturéia (133,5mm) e Mãe D'Água (105mm).
Previsão
Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as precipitações registradas acima de 100mm nas três cidades são esperadas, uma vez que o mês de fevereiro marca o início do período chuvoso na região. “Essas precipitações são comuns para região e devem continuar em detrimento do início do período chuvoso. É importante dizer que são chuvas em pontos isolados e que dependem muito da condição do tempo, ocorrendo geralmente no final da tarde para o início da noite”, explicou.
Na última semana, a Defesa Civil da Paraíba alertou os municípios de todas as regiões do estado para o risco de 'perigo potencial' de chuvas. A previsão havia sido repassada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Chuva nas últimas 24 horas
Catingueira - 150,8 mm
Maturéia - 133,5 mm
Mãe D`Água - 105,0 mm
Teixeira - 93,4 mm
São José do Bonfim - 85,5 mm
Santa Teresinha - 84,5
Condado - 73,0 mm
São Bentinho - 69,1 mm
Bonito de Santa Fé - 69,0 mm
Desterro - 62,0 mm
Comentários