icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Escolas públicas proporcionam primeiro contato com tecnologia

Em João Pessoa, 92, das 94 instituições municipais já contam com laboratório de informática, sendo que 88 é que possuem internet.

Publicado em 02/10/2011 às 16:00

Para as crianças e adolescentes de baixa renda, muitas vezes o primeiro contato com o mundo digital acontece na escola. Em João Pessoa, 92, das 94 instituições municipais já contam com laboratório de informática, sendo que 88 é que possuem internet. Aquelas que ainda não contam com as máquinas, não as têm por falta de espaço físico.

As informações foram dadas pela secretária de Educação do município, Ariane Sá. Segundo ela, além da aula de informática propriamente dita, os alunos são levados para os laboratório em outras disciplinas, ampliando o conteúdo visto didaticamente.
No rede pública estadual, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação, são 1.036 instituições, a maioria delas com laboratórios de informática e internet. Não foi especificado o número exato.

Como a capacitação dos professores é essencial para a tecnologia seja aplicada em sala de aula, o município e o estado investiram em projeto de qualificação dos docentes, através de parceria com o Ministério da Educação (MEC).

“Fazemos a formação dos educadores em novas tecnologias e novas mídias, orientando sobre o uso da máquinas e como buscar materiais importantes, na internet, para mostrar aos alunos”, comentou a secretária Ariane Sá.

Nas duas gestões, os professores fazem o curso do Proinfo, que é dividido em três módulos. Em João Pessoa, a capacitação teve início no ano passado e 1.630 já receberam um notebook cada. Para ter direito a continuar com o equipamento, o educador precisa seguir o curso, conforme lembrou Ariane.

“A gente tem verificado que os laboratório estão sendo mais utilizados. Como eles desconheciam as ferramentas, não as utilizavam em sala de aula”, disse ela. Na rede estadual o primeiro módulo inicia-se em outubro e mais de 5 mil docentes se inscreveram e participarão de seleção.

Os cursos do ProInfo são gratuitos, podendo participar docentes, gestores, técnicos e outros agentes educacionais do sistema de ensino responsáveis pelas escolas da rede pública.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp