VIDA URBANA
Estampas de 'oncinha' devem ser a sensaçao no outono-inverno
Uma das estampas mais antigas e chamativas do mundo da moda vai ser um dos grandes ‘hits’ do outono-inverno.
Publicado em 25/04/2010 às 10:58
Por Camila Alves
Do Jornal da Paraíba
Uma das estampas mais antigas e chamativas do mundo da moda vai ser um dos grandes ‘hits’ do outono-inverno. Tradicionalmente nos tons amarelo alaranjado com preto, a estampa de oncinha surge agora nas cores escuras do inverno, como o cinza e o marrom, assim como nas cores flúor que chegaram com tudo no verão e permanecem nesta estação. “Trata-se de uma mistura de tendências, a da estampa de onça com a dos tons fortes”, explica Agda Aquino, consultora de moda.
Ainda segundo ela, a estampa de oncinha é mesmo uma das mais antigas que existem e surgiu “pegando” as peles da onça de verdade. “Até os anos 80 era considerada um item usado só por gente muito rica, devido ao alto custo da peça. Depois ela ficou associada à estampa de perua, principalmente pela influência das telenovelas, nas quais as personagens ricas costumavam usar a tendência”, detalhou Agda. “Por volta dos anos 90 foi que começou a se fazer a estampa popularizada, a de tecido mesmo, mas durante algum tempo ela ainda ficou associada a mulheres extravagantes e peruas”.
Com a crescente popularização, contudo, a oncinha deixou de ser item do guarda-roupa só das ‘peruas’, principalmente quando se fala em inverno, época em que as estampas de couro animal ficam mais em alta. “A tradição manda aparecer mais nesta estação”, frisa Agda, acrescentando que a oncinha é um clássico que de tempos em tempos vem com mais força nas tendências de moda. “Desde o ano passado, ela vem surgindo em doses homeopáticas, em uma coleção e outra, mas sempre na estampa básica. Já nesta coleção, a estampa está se filiando a uma outra tendência, que é das cores fortes: o azul, roxo, laranja, rosa choque e vermelho”.
E para quem pensa que o modismo vai chegar só nas roupas, a ‘oncinha’ vai além. Os acessórios vão seguir a aposta e o animal vai aparecer em armações de óculos, sapatos, lenços, presilhas de cabelo e até meias-calças e leggings. “Até os biquínis do último verão vinheram nessa estampa, mas no próximo verão ela deve aparecer ainda mais forte”, acrescenta a consultora. Pulseiras, brincos, tops e sapatos, todos em tons diversos, também vão ter opções de estampa de onça. Basta escolher a peça certa e investir na tendência.
“Todo mundo pode usar, loiras, morenas, baixas, altas, o importante é saber como usar”, afirma Agda. Como a tendência deve ser seguida apenas em uma peça, Agda conta que não faz diferença combinar ela com o seu tom de pele. Só quando é uma cor em um vestido inteiro que se deve prestar atenção no contraste com a pele. “O ideal é usar só uma peça para não sobrecarregar o look e nem correr o risco de ficar perua demais. Tem que usar muito cuidado”, alerta a consultora, ressaltando que se a pessoa gostar muito da estampa, ela pode usar no máximo duas peças na mesma produção, desde que uma fique bem longe da outra, como por exemplo um lenço no pescoço e um sapato”.
A estampa de oncinha por si só já é bastante chamativa e se ela for usada aliada às cores fortes o restante do look pede bastante discrição. “Vale lembrar ainda que não se usa mais sapato combinando perfeitamente com a bolsa, e sim tom sobre tom”, alerta a consultora. “Se você está com uma bolsa de oncinha em estampa azul, o sapato pode ser em um azul mais fechado ou preto”, sugere. Mesmo os acessórios devem ser usados de uma única vez; ou só as pulseiras, ou só os brincos, nada dos dois com a estampa combinando. “Essa moda de tudo combinadinho já está ultrapassada”. Além de democrática nas cores, a tendência de oncinha também é versátil no que tange à ocasião, mas nada de onça em ocasiões muito formais.
Leia matéria na íntegra na edição deste domingo do Jornal da Paraíba
Comentários