VIDA URBANA
Estudantes da rede estadual sem aulas
Paralisação na Rede Estadual de ensino deixará mais de 400 mil alunos sem aulas; professores reivindicam cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério.
Publicado em 05/09/2012 às 6:00
Mais de 400 mil alunos da rede estadual de ensino da Paraíba devem ficar sem aulas hoje e amanhã devido a uma paralisação dos professores. De acordo com o sindicato da categoria, os professores reivindicam principalmente o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério.
Os professores do Estado acompanham uma mobilização nacional e os dois dias de paralisação fazem parte das atividades da VI Marcha Nacional pela Educação, cujo tema é 'Independência é Educação de Qualidade e Trabalho Decente'. A marcha com representantes do estado e de todo o país acontece hoje, em Brasília.
De acordo com Paulo Tavares, secretário geral da Central Única de Trabalhadores da Paraíba e representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), o piso salarial de R$ 1.451,00, estabelecido por lei, para o magistério, não é pago aos professores da rede estadual da Paraíba e em outros estados brasileiros. “Também estamos cobrando a aprovação da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação até 2020”, destacou o sindicalista.
Os professores pedem ainda a aprovação do Plano Nacional de Educação, da valorização do Plano de Carreira e da normatização da Jornada de Trabalho.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado informou que a paralisação não prejudicará os estudantes e que as aulas serão repostas.
Comentários