VIDA URBANA
Exame descarta infecção por Gripe A em paciente internada em JP
Paciente estava há quatro dias no Hospital Santa Isabel apresentando complicações respiratórias. Ela morreu na quinta-feira, mas exame deu negativo para o vírus H1N1.
Publicado em 25/12/2009 às 12:48
Karoline Zilah
As secretarias de Saúde do Estado e da Prefeitura de João Pessoa descartaram a possibilidade de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) em uma mulher que estava internada desde segunda-feira (21) e que morreu na noite da quinta-feira (24) no Hospital Municipal Santa Isabel.
De acordo com Júlia Vaz, gerente de Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, o quadro de saúde da paciente apresentava sintomas típicos da gripe A, o que fez a equipe médica levantar a suspeita.
O resultado do exame feito pelo Instituto Evandro Chagas deu negativo para o cotágio pelo vírus em Rafaela Mesquita Mendonça, de 29 anos, do município de São José dos Ramos.
Segundo o hospital, ela teve um parto na segunda-feira na Maternidade Cândida Vargas e depois foi transferida para o Santa Isabel apresentando um quadro grave de complicações respiratórias, com sintomas de pneumonia, além de infecção generalizada.
O caso chegou a preocupar os funcionários do Santa Isabel, que temeram a possibilidade de serem infectados pelo vírus H1N1.
Como o exame deu negativo para a Influenza, a Secretaria de Saúde do Município agora investiga o que realmente causou a morte de Rafaela. Júlia Vaz solicitou ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), do Hospital Universitário Lauro Wanderley, que sejam coletadas amostras para uma necrópsia. Há mais de três meses não há registro de Gripe A na Paraíba.
Comentários