VIDA URBANA
Faculdades da PB perdem vagas na área de saúde
MEC anunciou o cancelamento de 165 vagas em três graduações em saúde.
Publicado em 02/12/2011 às 6:30
A Paraíba vai perder 268 vagas em três cursos de graduação da área de saúde, em faculdades particulares no próximo ano, por determinação do Ministério da Educação (MEC). O cancelamento das vagas se deve a resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, adotado pelo MEC.
No início desta semana, o MEC divulgou o corte de 103 vagas em enfermagem, em três faculdades paraibanas. Ontem, foi divulgado o cancelamento de mais 133 vagas em biomedicina e 32 em nutrição, em cinco faculdades paraibanas.
O CPC é calculado a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de outros fatores, como infraestrutura e corpo docente. A qualidade do ensino leva em consideração uma escala de zero a cinco. De acordo com os critérios do MEC, os cursos que tiveram resultado abaixo de três foram considerados insatisfatórios. As faculdades paraibanas que tiveram o corte de vagas receberam conceito dois.
Na Paraíba, as cinco faculdades que perderam vagas em biomedicina foram: Faculdades Integradas de Patos (FIP), perdeu 23 das 77 vagas; Faculdade Santa Emília de Rodat (Faser), em João Pessoa, perdeu 37 das 92 vagas; Faculdade Santa Maria (FSM) em Cajazeiras, perdeu 24 das 120 vagas; Faculdade de Campina Grande (FAC-CG), perdeu 32 das 73 vagas; Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB), em Campina Grande, perdeu 17 das 58 vagas. Em nutrição, apenas a FCM-PB perdeu 32 vagas das 72 que possuía.
No país, foram cortadas 2.794 vagas em 153 cursos de graduação de biomedicina, fisioterapia e nutrição. No início da semana, o MEC já havia publicado portaria cortando quase 4 mil vagas em 155 cursos de odontologia, farmácia e enfermagem.
Na Paraíba, os cortes atingiram apenas os cursos de enfermagem, biomedicina e nutrição.
Comentários