VIDA URBANA
Falta d'água atinge 18 cidades da PB
Usuários foram surpreendidos pela falta de água nas torneiras e passaram mais de 24 horas sem abastecimento.
Publicado em 18/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/06/2023 às 12:25
Moradores de 18 municípios que são abastecidos pelo açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), dentre eles Campina Grande, ficaram sem água nas torneiras por mais de 24 horas, o que gerou reclamações por parte da população, pega de surpresa pela interrupção no abastecimento. De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a falta de água ocorreu em virtude de um problema na rede elétrica da Estação Elevatória de Boqueirão.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, depois de mais de 24 horas parado, o sistema elétrico voltou a operar no final da tarde de ontem. Mesmo com a volta do sistema, o abastecimento só deve ser 100% normalizado nas próximas 24 ou 48 horas, quando todo o mecanismo de fornecimento, que depende da rede elétrica, voltar a funcionar.
Segundo a gerente da regional Borborema da Cagepa, Alexandrina Formiga, a pane elétrica ocorreu na manhã do último domingo. “Na sexta-feira tivemos uma redução no fornecimento para uma manutenção, o que reduziu a oferta de água. Quando foi no domingo houve esse defeito na rede elétrica, que acabou interrompendo o abastecimento. Desde que foi detectado o problema, a equipe começou a trabalhar para resolvê-lo, mas, como o comércio estava fechado, tivemos que esperar a segunda-feira para comprar uma peça em João Pessoa e concluir o serviço”.
Uma das pessoas afetadas pela interrupção do fornecimento foi a estudante de Enfermagem Ana Kaline Azevedo, moradora do bairro do Cruzeiro, em Campina Grande. Segundo ela, a falta de água do último domingo não foi um caso isolado no bairro. “Toda semana falta água aqui em casa e muitas vezes só chega durante a noite”, disse.
Segundo a Cagepa, essas interrupções estão relacionadas ao aumento de consumo de água, que, naturalmente, aumenta nessa época do ano. Apesar das constantes reclamações dos usuários do manancial de Boqueirão, o assessor de Planejamento da Cagepa, Ricardo Benevides, explicou que não há expectativa de racionamento de água. (Colaborou Déborah Souza)
Comentários